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Lesão, o grande complicador da corrida

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quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 - 12:01
runner painPor Bryon Powell, para o site IRunFar.com
No mês passado, escrevi elogiando a incrível simplicidade que a corrida tem a oferecer. É verdade que correr pode ser um esporte extremamente simples, mas também é verdade que, por vezes, é mais complicado do que gostaríamos.

A lesão é uma complicação da corrida que a maioria dos corredores experimenta ao longo de suas jornadas de corrida. As lesões acrescentam complexidade à nossa corrida porque são dolorosas, afetam a nossa motivação e causam medo.

No restante deste artigo, usarei minha situação de longa data com [o tendão de] Aquiles como exemplo desses fatores e compartilharei mecanismos de enfrentamento para cada um deles.

Dor

Dor e disfunção são uma maneira triste de começar o dia. Começo a maioria dos dias com pelo menos alguma disfunção na perna e, muitas vezes, dor em algum lugar da minha cadeia cinética inferior. Não é de surpreender que essa dor muitas vezes me acompanhe o dia todo e, mesmo que a lesão não piore quando corro, certamente está mais presente.

O mesmo vale para depois das minhas corridas, especialmente se eu correr mais rápido, escalar mais (especialmente subidas mais íngremes), por mais tempo ou com uma carga pesada, como quando saio em uma aventura de vários dias.

Além de desistir de correr ou quase fazê-lo, nada ajuda mais a aliviar a dor e o desconforto relacionados ao tendão de Aquiles do que a reabilitação. E não estou falando de reabilitação o dia todo, ou mesmo uma hora por dia. Não, mesmo três séries de 10 aterrissagens excêntricas em cada perna ao longo do dia podem melhorar visivelmente o estado do meu Aquiles dentro de uma semana. Quando feito na maioria dos dias, realmente melhora meus sintomas de Aquiles tanto na corrida quanto na vida.

Então, por que não faço reabilitação o tempo todo? As mesmas razões pelas quais muitos (a maioria?) dos corredores não fazem a reabilitação. Em primeiro lugar, dói por si só, pelo menos por alguns dias ou até semanas após iniciá-la. Em segundo lugar, quer a reabilitação doa ou não, ela ainda pode dificultar temporariamente a corrida. Então, pode haver o incômodo disso.

Pode ser bastante fácil em tempos "normais", mas com que frequência nos deixamos ficar muito ocupados na vida, nos colocamos em situações diferentes ou nos desviamos de boas práticas de autocuidado. Eu sei que estou adorando meus poucos meses na Nova Zelândia e tenho tempo suficiente para a reabilitação, mas não tive tempo para encontrar um local de reabilitação adequado até hoje.

Finalmente, é fácil a motivação diminuir. Talvez aquela grande prova ou aventura tenha ficado para trás ou simplesmente tenhamos ficado frustrados com a degradação da nossa corrida ou com a nossa reabilitação. Frequentemente, qualquer combinação de dois deles é suficiente para nos desviar da reabilitação.

Pessoalmente, geralmente tento evitar o uso regular de anti-inflamatórios não esteroides. Eu não os evito por medo de danos renais, mas sim por hesitação em depender deles, bem como por querer evitar interromper os processos de cura do próprio corpo.

Ainda assim, o uso ocasional pode aliviar a dor e, ao fazê-lo, ajudar-me a iniciar a reabilitação, ajudar-me a correr de forma mais funcional/neutra e tornar-me mais motivado para ambos. Para outros, a aplicação de gelo ou outros tratamentos de curto prazo podem diminuir temporariamente a barreira da dor.

No geral, a dor relacionada a lesões pode ser uma variável que complexifica a corrida. Tratamentos de curto prazo e, em prazos moderados e longos, a reabilitação podem reduzir ou eliminar a dor, mas entrar ou continuar em uma reabilitação pode ser um empreendimento desafiador por si só.

O medo

Lesões podem levar a muitas formas de medo. Com uma lesão particularmente aguda, isso pode significar o medo de sofrer danos irreparáveis ou de longo prazo. Descendo um ou dois degraus no medidor de intensidade, surge o medo da dor e do desconforto que se pode sentir em qualquer corrida. Há também o medo de que qualquer corrida possa ser um fracasso devido, pelo menos em parte, à lesão e à sua disfunção.

Pessoalmente, são estes dois últimos que estão mais frequentemente em minha mente, embora tenha certeza de que poderíamos apresentar outros medos relacionados a lesões para adicionar a esta lista.



Para meus próprios medos de correr com lesões, acho que a autocompaixão é o que mais ajuda. Compaixão para poder parar e caminhar se meu Aquiles se inflamar em uma determinada subida. Compaixão para poder interromper uma corrida ou diminuir meu esforço se sentir mais desconforto do que gostaria. Compaixão para aceitar o que estou disposto a fazer. Sem dúvida, há momentos em que vale a pena praticar resistência, coragem ou algo semelhante, mas isso raramente acontece quando se lida com uma lesão crônica e um treino diário.

Suponho que poderia ir um nível além da autocompaixão e ficar curioso para saber o que poderia realizar, em vez de correr atrás de expectativas. Isso viraria o medo de cabeça para baixo. Mas, admito, ainda não cheguei lá. Então, por enquanto, quando meu Aquiles é um problema, tento diminuir minhas expectativas e pretendo superá-las com autocompaixão.

Falta de motivação

Sejamos honestos: manter a motivação para uma tarefa contínua que é dolorosa e, portanto, não inerentemente divertida, pode muitas vezes ser um desafio. Claro, alguns de nós somos realmente bons em manter a motivação em alguns aspectos da vida que são difíceis para outros e vice-versa. Se for fácil para você manter a disciplina em torno da reabilitação ou algo parecido, bom para você! Este não sou eu. E talvez não seja você também. Então, quais são algumas maneiras de aumentar a motivação em torno da reabilitação?

Para mim, não há melhor motivador do que me comprometer com um objetivo grande e audacioso. Na maioria das vezes, isso vem na forma de uma prova com objetivo, especialmente uma de 160 quilômetros ou mais. São provas para nas quais sei que não tenho chances... ou nos treinos mais importantes, se não fizer a reabilitação.

O mesmo seria verdade para me preparar para uma ultra mais curta em um intervalo de tempo condensado, como quando treinei para o The Wild V5000 em dois meses no final do outono passado. É possível que eu encontre a mesma motivação ao me preparar para algo que seja puramente uma aventura, mas é muito difícil pensar no que essa aventura poderia ser.

Na verdade, esse é um grande motivo para eu ainda participar de provas. A dificuldade deles aparecendo em um lugar imprevisível no meu calendário me faz treinar.

Outra maneira de superar a barreira da motivação é facilitar a reabilitação. Torne-a - ou outro tratamento - o mais fácil possível. Isso pode ser encontrar um local em sua casa ou local de trabalho onde você possa fazer um ou dois minutos de reabilitação ao passar por ele. Se você tiver uma reabilitação mais intensa, talvez possa deixar de fora seu equipamento de reabilitação ou tratamento para que esteja pronto para uso, e é ainda melhor se você puder fazê-lo em um local onde seja visível.

Eu inicialmente escrevi "criar um cronograma" nas minhas anotações para este artigo... mas acontece que há dois aspectos nisso. Em primeiro lugar, isso significa determinar um horário ou horários do seu dia em que você possa encaixar mais facilmente a sua reabilitação. Talvez seja logo de manhã, antes ou depois da corrida, ou enquanto você relaxa à noite.

Melhor ainda se você combinar diversão e facilidade, como apenas assistir TV ou um determinado programa que você gosta enquanto faz sua reabilitação.

A segunda versão de "criar um cronograma" é mais literal. Nesse caso, quero dizer criar um plano de treinamento real, ou se a reabilitação for igual no dia a dia, criar um gráfico de acompanhamento.

Pessoalmente, gosto de criar um gráfico físico com espaços para marcar enquanto faço minha reabilitação diária. Em combinação com alguns outros bons hábitos, até criei uma meta diária de pontos que realmente me motivou a marcar os espaços. Pode até funcionar melhor se você criar uma recompensa por cumprir sua programação.

Finalmente, o compromisso pode ser um grande motivador. Pode ser comprometer-se com um parceiro de corrida, treinador, parceiro de vida ou outra pessoa que fará a reabilitação e pedir que essa pessoa verifique se você está fazendo isso. Você pode pedir que eles adicionem uma cenoura ou um pedaço de pau, dependendo da sua personalidade, mas apenas ter uma pessoa que o mantenha comprometido é útil.

Caramba, eu disse a vocês que vocês são todos meus companheiros de comprometimento, e saber que vocês veriam isso me manteve fazendo minha reabilitação por uma semana!

Como você pode ver, há muitas maneiras de superar a falta de motivação quando se trata de tratar ou se reabilitar de uma lesão. Eles podem variar de baixo nível e totalmente internos, como ter um local visível e já configurado para reabilitação ou tratamento, até compromissos externos, seja com um amigo ou com uma raça.

Pensamentos finais

Embora correr seja um ritual simples em seu nível básico, a atividade fica mais complicada quando adicionamos variáveis, uma das quais é a lesão. Embora nunca consigamos prevenir todas as lesões - acidentes acontecem, assim como lesões por uso excessivo, mesmo para os mais diligentes entre nós - podemos aliviar seus efeitos com mecanismos de enfrentamento intencionais.

No caso do meu problema crônico de Aquiles, que complica minha corrida ao criar dor, causa perda de motivação e incute medo, tenho algumas maneiras de lidar com esses problemas e continuar correndo da maneira mais simples possível.

Fonte: IRunFar.com

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