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As emoções ditam, sim, os resultados

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segunda-feira, 24 de junho de 2024 - 11:52
sad female runnerPor Sabrina Little, para o site IRunFar.com
Vários anos atrás, enquanto morava no Texas, competi em uma corrida de 80 quilômetros. As condições eram ideais para momentos de diversão - sol, clima fresco, grandes amigos e pântanos de desânimo (1) (poços de lama).

O percurso era em zigue-zague, com diversas voltas que se conectavam no centro, como pétalas de flores. Isso foi legal porque significava que nunca teríamos que percorrer o mesmo trecho de terreno duas vezes. Ou, pelo menos, deveria ter significado isso.

Antes do nascer do sol, o grupo líder de corredores saiu do percurso. Eu estava entre eles. Refizemos nossos passos e encontramos o caminho de volta. Alguns quilômetros depois, um grupo de corredores saiu do percurso novamente. Eu também estava nesse grupo. Encontramos o caminho de volta pela segunda vez.

Corri apenas cerca de três quilômetros extras naquele dia. Esta não era uma quantia apreciável no contexto de administrar mais 80. Mas me faltou essa perspectiva no dia da prova. Fiquei frustrada e desanimada. A certa altura, fiquei sozinha no meio de um campo de vacas, pensando: "Olhe para a sua vida! Veja suas escolhas!" Minha determinação evaporou e meu ritmo diminuiu.

Finalmente, encontrei meu ritmo novamente e aproveitei o resto da prova. Mas esta não foi a primeira vez que emoções mal geridas me impediram de competir a um nível compatível com a minha condição física. Também não foi a última vez.

Correndo com as emoções

Existe uma expressão popular no mundo do endurance: "As emoções não ditam os resultados". A ideia é que nossos sentimentos não têm influência substancial em nosso desempenho. Os sentimentos não estão ancorados na realidade. Podemos ignorar as suas declarações e continuar executando os nossos planos de prova de qualquer maneira.

Há uma aparência de verdade aqui. Durante uma longa corrida de montanha, os sentimentos muitas vezes aumentam e diminuem de maneiras que refletem a topografia do percurso. Existem muitos altos e baixos. Você pode se sentir exultante, triste, solitário, entusiasmado e ansioso - ao longo de alguns quilômetros - e continuar assim mesmo. Se você esperar alguns minutos, muitas vezes esses sentimentos (os muito bons e os muito ruins) regredirão ao nível médio.

Mas, tal como a maioria dos slogans, "as emoções não ditam os resultados" não é totalmente correto. Vale a pena salientar esta imprecisão porque pode distorcer a nossa compreensão do papel que as emoções desempenham nas nossas vidas e da nossa responsabilidade de mudá-las.

O conceito

As emoções são estados mentais. Ao contrário dos humores, as emoções são intencionais, o que significa que têm objetos ou são "sobre" alguma coisa. Você provavelmente pode citar muitas emoções - raiva, amor, nojo, vergonha, excitação, admiração e frustração. Talvez você já tenha experimentado várias delas hoje.

As emoções têm sentimentos ou sensações características. Por exemplo, sinto leveza e prazer quando estou feliz. Frequentemente, as emoções envolvem fenômenos corporais. Por exemplo, meu peito aperta quando estou nervosa. E às vezes as emoções nos predispõem a realizar certas ações. Por exemplo, quando estou brava, cruzo os braços ou levanto a voz (2).

Embora muitas vezes reconheçamos as emoções pelos sentimentos que geram, elas são melhor definidas em termos do seu conteúdo perceptivo (3). Por exemplo, quando estou com raiva, considero alguém ou algo digno de ira. Quando admiro, percebo alguém de forma sensata, interpretando-o como excelente. Quando amo alguém, considero-o digno de meu cuidado e atenção.

Por que as emoções são importantes

As emoções fornecem grande parte da riqueza e da cor da vida humana. Eles nos conectam uns aos outros e ao mundo. As emoções desempenham um papel epistêmico, como fonte de informação. Eles também desempenham um papel motivacional - inclinando-nos a agir de determinadas maneiras. E as emoções estão integralmente ligadas ao caráter. Nossos desejos, afeições, apreensões e inclinações refletem quem somos e com o que nos importamos. Por exemplo, a pessoa corajosa tem medo adequado diante do risco. A pessoa espirituosa sente prazer nas piadas. A pessoa justa fica irritada com as coisas certas e reage de acordo.

As emoções também são importantes para os corredores. Eles podem ser uma fonte de motivação e força. Mas também é comum que as provas sejam perturbadas por emoções desonestas ou indisciplinadas. As emoções podem reforçar nossos esforços, mas também podem nos destruir.


Com essas coisas em mente, vamos explorar três emoções que têm uma influência substancial em nosso desempenho: medo, excitação e frustração.

Medo
Lembra-se do final da década de 1990, quando os pré-adolescentes usavam camisas que diziam "Sem medo?"? Não? OK. Nem eu.

O destemor não é um bom objetivo. Significa que assumimos riscos inadequados e colocamo-nos em situações perigosas. Somos imprudentes. Começamos as provas em ritmos rápidos demais para serem sustentados e acabamos encrencados. Alcançamos picos durante tempestades com raios ou nos colocamos em perigo.

É claro que o vício oposto (covardia) também não é uma vantagem para o desempenho. Não queremos ser vacilantes, experimentando um medo descomunal diante dos riscos. Isso pode nos impedir de empreender desafios dignos em primeiro lugar.

O objetivo é a coragem, uma excelência em relação ao medo. Coragem não é ausência de medo. É marcado pelo medo bem ordenado, suportando sustos e dificuldades que importam, da maneira certa, pelos motivos certos (4). A coragem é um trunfo no desempenho e uma característica constitutiva de uma boa vida.

Excitação
A equipe de cross-country que eu treinava certa vez perdeu uma prova por causa de muita emoção. Era uma prova importante - e local - por isso a escola surpreendeu a nossa equipe ao enviar um ônibus cheio de alunos para os apoiar. Eles tinham amigos ao longo do percurso, torcendo por todos os lados. Foi muito gentil.

Mas quando vi a rapidez com que meus corredores percorreram o primeiro quilômetro, soube que eles estavam em apuros. A excitação deles os tornou incapazes de executar seus planos de corrida. Eles se desfizeram no segundo quilômetro quando o choque daquele primeiro quilômetro rápido atingiu suas pernas. Depois disso, observei-os correr até o fim como se suas pernas estivessem envoltas em moldes de gelatina enquanto seus amigos olhavam e batiam palmas (5).

Não são apenas as emoções negativas, como o medo, que podem pôr em perigo as provas. Às vezes, as emoções positivas nos afastam ou nos impedem de pensar nos planos da prova. Também temos de gerir estas emoções se quisermos tirar o máximo partido de nós mesmos no dia da corrida.

Frustração
Anteriormente, descrevi uma prova de 80 quilômetros que corri no Texas, onde saí do percurso duas vezes nos primeiros 16 quilômetros. Eu me senti mal por mim mesma. Fiquei frustrada. Honestamente, a frustração era uma emoção apropriada, dadas as circunstâncias.

Mas encontrar rotas faz parte da corrida em trilha. É uma característica, não um bug, desses eventos. Se eu quiser garantir que nunca sairei do percurso em uma prova, devo apenas participar de provas de pista.

Além disso, embora minha frustração fosse adequada, permitir que essa emoção se intensificasse ao longo da minha prova e reprimisse minha alegria não teria sido útil para mim. Eu precisava me comprometer novamente com a linha de chegada e controlar minhas emoções de forma adequada para poder honrar bem meus concorrentes e meus investimentos em treinamento.

Felizmente, consegui fazer isso. Caso contrário, eu teria perdido uma grande prova.

Pensamentos finais

Frequentemente, nossas emoções são mal ordenadas ou inadequadas de maneiras que podem ter influência direta em nossa corrida. Sentimos muito ou pouco medo diante do risco. Nossa excitação nos leva e interfere no pensamento claro. Ou permitimos que frustrações impeçam nosso compromisso de terminar uma prova. Nestes casos, as emoções podem, de fato, ditar os resultados. Elas podem nos desencorajar.

A boa notícia é que nossas emoções podem amadurecer. Podemos praticar a resposta adequada ao risco, desenvolvendo coragem. Podemos gerenciar a forma como enfrentamos as adversidades no treinamento para que possamos executá-lo com segurança e excelência no dia da prova. Podemos praticar o comprometimento com nossos planos, apesar da excitação ou do nervosismo do dia da prova, e podemos aprender a permanecer firmes durante a ascensão e queda das sensações passageiras.

Fazer isso é uma parte importante da auto governança na prova. Também faz parte de uma vida próspera.

Referências

  1. Isto é uma ilusão para o ensaio de Nathaniel Hawthorne de 1843, "Celestial Railroad". O pântano é um extenso atoleiro. Estas são as minhas condições de corrida favoritas, mas eu não gostaria de um atoleiro figurativo, fora das corridas.

  2. Veja S. Little. The Examined Run (OUP 2024), Capítulo 3 para uma explicação mais completa das emoções relacionadas à corrida.

  3. Existem muitas teorias concorrentes sobre emoções. Entre os filósofos, as teorias avaliativas e perceptivas estão atualmente entre as mais dominantes.

  4. Aristóteles NE 1106b17-35

  5. S. Little. The Examined Run, pág. 73

Fonte: IRunFar.com

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