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O treino de força pode protegê-lo de lesão por corrida?

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quarta-feira, 27 de março de 2024 - 11:51
strength train for runnersPor Alex Hutchinson, para o site OutsideOnline.com
A melhor maneira de prevenir lesões de corrida não é perder tempo alongando ou procurando o tênis perfeito; é ficar forte. É para lá que o espírito do tempo se dirigiu ao longo da última década, à medida que velhas ideias sobre prevenção de lesões produziram resultados decepcionantes em estudos. A justificativa para o treinamento de força, por outro lado, é aparentemente incontestável: as lesões ocorrem quando é aplicado mais estresse a um tecido do que ele pode absorver; portanto, o fortalecimento do tecido deve evitar lesões.

Mas esta afirmação também deve ser tratada com cautela, de acordo com uma nova revisão sistemática de programas de prevenção de lesões de corrida baseados em exercícios. Em Medicina Esportiva, uma equipe de pesquisa liderada por Richard Blagrove, da Universidade de Loughborough, na Grã-Bretanha, resume as evidências disponíveis. Blagrove, para constar, é o autor de Força e condicionamento para corrida de resistência e trabalhou com muitos corredores de elite em suas rotinas de força, então não é como se ele fosse um fanático opositor do treinamento de força. Já escrevi antes sobre algumas de suas pesquisas anteriores sobre treinamento de força e economia de corrida. Mas o quadro geral sobre a prevenção de lesões é desanimador - embora, como salientam Blagrove e os seus colegas, haja razões para otimismo e alguns caminhos intrigantes para investigação futura.

Tal como acontece com todas as revisões sistemáticas, o primeiro desafio é encontrar estudos que atendam aos seus critérios. Neste caso, um dos principais obstáculos foi garantir que os participantes do estudo fossem, por alguma definição razoável, corredores. Revisões anteriores sobre o tema incluíram estudos militares em que a corrida representava apenas uma pequena fração do treino geral e as lesões sofridas durante outras atividades de treino eram contadas como "lesões de corrida". Para a nova revisão, insistiram que a corrida deveria ser a principal atividade de treino dos participantes, abrangendo pelo menos metade do seu tempo de treino.

Eles conseguiram incluir nove artigos com um total de 1.904 participantes - o que, para um tópico complicado como lesões por corrida, não é muito. As intervenções de exercícios estavam em todo o mapa: exercícios de força como afundos e agachamentos, saltos pliométricos e livres, rotinas básicas, fortalecimento dos pés e assim por diante. No geral, talvez não seja surpreendente, dada a grande variedade de regimes, não houve benefício significativo para os grupos de exercício em comparação com os grupos de controle no risco de lesões (qual a proporção de indivíduos que se lesionaram durante os estudos) ou na taxa de lesões (quantas lesões eles sofreram para uma determinada quantidade de corrida).


Esse, por enquanto, é o estado das evidências. Como sempre, ficamos com fome de mais. Quais são os benefícios de uma rotina simples de treinamento de força para lesões? Dado que esta é uma das formas mais comuns de exercício suplementar entre os corredores, seria de esperar que saberíamos se ajuda, mas, de qualquer forma, quase não há provas. Isso é importante, Blagrove e companhia salientam, porque há evidências robustas de que esta abordagem funciona em outros esportes como o futebol. Isso não significa que funcionará na corrida, já que os mecanismos de lesão são diferentes, mas sugere que vale a pena descobrir.

Um padrão intrigante nos dados é que os três estudos que produziram o menor risco de lesões também foram os três estudos em que a rotina de exercícios foi supervisionada, em vez de apenas passada para ser realizada em casa. Pesquisas anteriores tendem a descobrir que as pessoas obtêm ganhos maiores quando têm um observador ou um personal trainer observando. Isso pode ser porque eles vão um pouco mais fundo; ou, neste caso, pode ser que esta seja a única forma de garantir que as pessoas façam os exercícios. Médicos de medicina esportiva e fisioterapeutas muitas vezes riem dos pacientes que vêm para uma consulta de acompanhamento, alegando que eles têm feito religiosamente os exercícios que lhes foram atribuídos... mas quando são solicitados a demonstrá-los, procuram o pedaço de papel onde estão os exercícios estão descritos. Os exercícios só funcionam se você realmente os praticar, nem é preciso dizer.

Também é importante notar que Blagrove e seus colegas ficaram particularmente intrigados com um estudo de 2020 do American Journal of Sports Medicine que utilizou o fortalecimento do pé e do tornozelo, incluindo exercícios como "foot doming", baseado no conceito de um "core do pé" que proporciona estabilidade para o resto do corpo. Nesse estudo com 118 corredores no Brasil, o grupo controle teve 2,4 vezes mais probabilidade de desenvolver uma lesão durante o período de acompanhamento de um ano. O gráfico de sobrevivência desse estudo, mostrando as lesões cumulativas para o grupo de controle (linha contínua) e grupo de fortalecimento dos pés (linha tracejada), é certamente convincente:


(Ilustração: American Journal Of Sports Medicine)

Mas o objetivo de uma meta-análise é reunir mais de um estudo, para aumentar o tamanho da amostra e reduzir o risco de resultados aleatórios - e de erro ou viés do investigador. Um dos pequenos detalhes da meta-análise: na verdade, havia outros dois estudos que atendiam aos critérios de inclusão, ambos da mesma equipe de pesquisa. Mas quando a equipe de Blagrove investigou os estudos, encontrou dados de referência idênticos - a mesma idade, altura, massa corporal, IMC, experiência de corrida e parâmetros biomecânicos - e ocorrências de lesões idênticas… embora os estudos tivessem tamanhos de amostra, durações, exercícios e resultados diferentes. Os autores não responderam às perguntas sobre os seus dados, pelo que a meta-análise de Blagrove os excluiu.

O resultado final? Não podemos dizer com certeza, neste momento, se o treinamento de força ou outras formas de exercício reduzem o risco de lesões durante a corrida. A lógica é sólida e as evidências circunstanciais de outros esportes são sugestivas. Talvez mais importante ainda, há também evidências sólidas de que várias formas de treinamento de força melhoram a economia de corrida e melhoram sua saúde a longo prazo. Seria bom receber um bônus de prevenção de lesões, mas o pacote já é bastante atraente.

Fonte: OutsideOnline.com

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