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segunda-feira, 19 de agosto de 2019 - 08:44
runner strideNo premiado filme Chariots of Fire, de 1981, Sam Mussabini, treinador de 1920, diz ao velocista Harold Abrahams: "Você não pode colocar o que Deus deixou de fora". Os treinadores de hoje continuam a citar esta máxima e a acreditar que ou você nasceu com velocidade ou não.

A citação persiste porque contém alguma verdade. Alguns 'voam' naturalmente, enquanto os que não nasceram rápidos só encontram o sucesso através da construção da resistência e eficiência.

O perigo da citação, no entanto, é que tendemos a acreditar que se não recebemos o dom da velocidade, não há nada que possamos fazer a respeito. Ignoramos todo o treinamento explosivo, porque qual o propósito? Só ficaremos envergonhados e provavelmente nos lesionaremos. O que é uma pena, porque o desenvolvimento da nossa velocidade máxima melhora nossos saltos e nossa passada, tornando a corrida em todos os ritmos mais fácil e divertida.

Estamos nos concentrando em velocidade pura esta semana, e você encontrará inúmeras maneiras de melhorar seu corpo e sua mente para poder entrar em contato com o solo mais rápido e com mais força. Para aqueles que imediatamente descartam isso como não sendo para vocês, ou que estão interessados, mas relutam em tentar, ofereço estas sugestões que me ajudaram não apenas a incluir o trabalho de velocidade máxima em meu treinamento, mas também a gostar de ir rápido regularmente (o tanto quanto minha velocidade máxima pode ser considerada "rápida" nos dias de hoje).

1) Corra rápido sozinho. Não há nada mais desmoralizante que sair 'com tudo' e ver corredores talentosos se afastando como se você estivesse indo para trás. O objetivo é ir tão rápido quanto você pode. Se você está sozinho, sente-se rápido: suas pernas se transformando em um borrão como o Papa-Léguas, sua passada crescendo para trás, saltando do chão a cada passo, o vento em seu rosto, fogo em seus calcanhares. Realmente não importa quão rápido isso é. Uma ressalva: se você tem alguém de velocidade semelhante, correr ao lado do outro ou perseguir um ao outro em uma subida pode ser ainda mais divertido, mas certifique-se de seguir a regra 2.

2) Mantenha o treino curto. Como corredores de longa distância, não acreditamos que algo tenha valor a menos que estejamos persistindo por muito tempo depois que os outros caem. Mesmo num treino de sprint tentamos manter o ritmo depois que nos cansamos e nossa postura começa a desmoronar, ou ditamos nosso próprio ritmo para continuarmos fortes. Isso não só anula o propósito do trabalho como também arruína a diversão. Este é um lugar onde você pode tirar o controle do relógio e deixar-se ir ou desligá-lo antes que você tenha que ir mais fundo. Feito corretamente, você nem se sente cansado ou dolorido. Pelo menos não até o dia seguinte.

3) Incorpore sprints e educativos em sua corrida. Na maioria dos dias, a maioria de nós corredores de longa distância, apenas corremos. Não fazemos exercícios longos e complexos em que gastamos metade do tempo. Se você esperar até a sua corrida acabar para adicionar alguns sprints ou educativos, muitas vezes você decidirá que não tem tempo, que está muito cansado ou que simplesmente não tem vontade de fazer mais. Comecei a fazer sprints durante meu último quilômetro (um poste de telefone "rápido", um "lento"), ou acelerações em subida em uma curta inclinação a 800 m de casa, e até educativos em um trecho tranquilo, onde ninguém pode me ver esquisitamente pulando. E quando a corrida termina, já terminei, como sempre, mas me sinto solto, poderoso e rápido.

Lembre-se, não é sobre o que Deus deixou dentro ou fora, é sobre o que você faz com o que lhe foi dado. E cada um de nós recebeu o suficiente para se sentir rápido. E para ficar mais rápido.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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