Coelho Dizeres Computador
[X] Fechar

Já conhece a NewsLetter do CoelhoDePrograma? Clique aqui e assine!

Só demora 30 segundos para se cadastrar e você recebe nossas notícias por email!

Seu nome:

Seu email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Treinar no calor tem o mesmo efeito de na altitude?



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019 - 09:37
corredorTodos os anos, no meio de um ciclo de treinamento de maratona, cerca de seis semanas antes do grande dia, corredores de elite viajam para algum lugar com grande altitude. Alguns deles vivem l permanentemente, em lugares como o Arizona, lar das Northern Elites do Arizona, por exemplo, enquanto outros viajam regularmente para o infame Flagstaff a cada temporada de treinamento.

Mas independente se eles moram ou procuram a altitude para treinar, o motivo o mesmo: treinar em uma altitude mais alta (geralmente de 7.000 a 8.000 ps) do que o nvel do mar para melhorar a eficincia do oxignio. Quando os atletas treinam em lugares de maior altitude, so forados a usar mais energia para obter resultados, devido menor quantidade de oxignio presente no ar. Para se adaptar a essa taxa aumentada de esforo percebido, o corpo compensa gerando mais glbulos vermelhos, permitindo que mais oxignio seja transportado para os msculos.

Quando os atletas retornam ao nvel do mar, ainda tm esse aumento no volume de clulas sanguneas e na capacidade de transporte de oxignio, mas no precisam mais lidar com o aumento da taxa de esforo devido maior altitude. O resultado? Um aumento natural no desempenho devido maior disponibilidade de oxignio e maior eficincia de oxignio.

A premissa oculta que treinar o corpo para correr em maior altitude significa aumentar o volume sanguneo e a disponibilidade de oxignio para os msculos. Foi comprovado um aumento de desempenho em atletas de elite de um a dois por cento. Isso uma tima notcia se o treinamento de altitude for acessvel e se voc puder organizar a logstica para aproveit-lo.

Mas para muitos de ns - aqueles que infelizmente no so pagos para correr - a capacidade de ir para um campo de treinamento de altitude por quatro a seis semanas, deixando o resto da vida para trs, tipicamente no uma opo. Mas e se em vez de subir voc pudesse simplesmente esquentar as coisas?

Um artigo recente do autor do livro Endure, Alex Hutchinson, explorou a popularidade crescente da terapia de calor, onde ele discutiu como os atletas esto "aumentando o termostato em busca de uma vantagem". Como ele diz, "o calor agora est na moda" e desenvolver e seguir um protocolo de treinamento de calor bem pensado est se tornando uma parte essencial dos perodos de treinamento para muitos atletas de endurance.

Para compar-lo ao treinamento em altitude, onde o aumento da altitude obriga o corpo a gerar um maior nmero de glbulos vermelhos, o treinamento no calor aumenta o volume do plasma sanguneo, oferecendo mais sangue para transportar oxignio para os msculos. O aumento do volume sanguneo no garante automaticamente aumento dos glbulos vermelhos (ou seja, mais oxignio) como resultado. Entretanto, a pesquisa continua para saber o quo profundamente os dois (aumento do volume sanguneo e dos glbulos vermelhos) esto relacionados.

Entretanto, Chris Minson e seus colegas mostraram uma conexo relevante entre treinamento de calor e desempenho, encontrando uma melhora de desempenho nos testes de tempo e no VO2 mximo com ciclistas que foram submetidos a condies mais quentes em comparao com o grupo de controle. No entanto, isso pode ocorrer porque o treinamento no calor tem mais benefcios do que simplesmente melhorar o volume de sangue: ele tambm desenvolve resilincia, ajuda a melhorar a percepo de esforo e fadiga e beneficia as barreiras psicolgicas enfrentadas na execuo de esforos intensos ou condies extremas. Em outras palavras, isso ajuda voc a ir alm, apesar do calor e a aperfeioar essa atitude de "voc pode!".

E para o corredor do dia-a-dia, talvez seja disso que se trata. consenso para quem tentou passar por esforos rduos na corrida ou alcanar novos nveis de sucesso que muitas vezes a mente desistiu primeiro, quando comeou o implacvel "isso di, vamos desistir" ou "no h problema em parar agora" ou ainda, a forma cheia de auto sabotagem com que sua mente lhe diz "voc provavelmente no pode continuar". Todos j passamos por isso, quando est quente l fora e o sol brilha sem piedade, criando gotas de suor escorrendo pelo nosso rosto.

Treinar no calor fora voc a construir resistncia e tolerncia. Ele exige que voc seja vigoroso e sofra, e ento, claro, faz voc passar por tudo de novo quando voc atingindo por uma semana de dias incrivelmente quentes. Voc pode pensar nisso como correr com as pernas j cansadas, sabendo que voc precisar ser capaz de fazer isso no dia da prova. E no dia da prova, voc tambm precisar do aumento de resilincia e resistncia que o treinamento no calor permitiu que voc desenvolvesse, atravs do qual sua capacidade de permanecer realizando esforos intensos foi reforada. E talvez o seu volume de sangue tambm esteja. Aqui esto algumas dicas para treinar no calor ao invs de na altitude:
  • Quando possvel, dependendo da sua localizao ou da estao do ano, opte por completar alguns de seus treinos no calor do dia, em vez de evit-los. Esteja ciente de que, por causa de quo difcil seu corpo ter que trabalhar, isso constituir um treino mais difcil, no um dia de recuperao ou fcil. Ajuste seu plano dentro de seu treinamento de acordo.

  • Dirija-se a uma sauna seca imediatamente antes ou depois de sua corrida por 20 a 25 minutos e evite beber gua durante esse perodo.

  • Use roupas extras para treinar seu corpo para se ajustar ao superaquecimento e corrida em condies no ideais e em desconforto.

Matria traduzida do site Competitor.com

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: calor, treino, corrida

Assine a NewsLetter do CoelhoDePrograma e não perca mais nenhum artigo!

Gostou da matéria? Comente logo abaixo! mrgreen

Copyright - Marcelo Coelho