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PitaCoelho - Como é o treinamento de um ex-corredor profissional?
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segunda-feira, 27 de dezembro de 2021 - 18:29
shalane flanaganFala, galera!

A matéria de hoje dá e não dá, ao mesmo tempo, continuidade à série PitaCoelho. Não dá completamente porque não foi meu "pitaco", foi fruto de uma pesquisa, que fiz por sugestão do meu amigo Michael Wiling, através de uma caixinha de perguntas do meu Instagram: E dá parcialmente porque não posso deixar de dar a minha opinião, depois de ler como é o treinamento da ex-maratonista profissional Shalane Flanagan para publicá-lo: PQP, já seria incrível uma pessoa conseguir uma proeza de correr tantas maratonas com tão pouco intervalo de tempo, porque quem já correu os sagrados 42,195 km sabe o "estrago" que isso faz no organismo. A proeza é ainda mais espantosa pelo objetivo de tempo tão audacioso. E ainda mais, já tendo essa pessoa passado dos 40 anos!

Por isso que acho que dá pra atingir muitos objetivos audaciosos, tanto na vida quanto na corrida, que, a exemplo da própria vida, quase sempre te devolve o que você coloca nela. óbvio (se bem que nos dias de hoje, muitas vezes é necessário dizer o óbvio) que os objetivos devem guardar as devidas proporções em relação aos de um ex-atleta profissional, principalmente no que diz respeito a volume e intensidade de treino, além de serem realistas pra nossa condição atual!

Depois de agradecer ao meu amigo Michael Wiling pela sugestão, bora lá nos deliciar com a violência desnecessária da moça!
Por Taylor Dutch. Traduzido do site Self.com
Já se passaram quase três anos desde que Shalane Flanagan competiu em sua última prova como corredora profissional. Seu terceiro lugar na Maratona de Nova York 2018 foi o canto do cisne da campeã nacional por 16 vezes, um ano depois de se tornar a primeira americana a vencer o evento em 40 anos. Agora Flanagan, que se aposentou em 2019, está se preparando para revisitar seu evento marcante, com um novo desafio adicionado à mistura. Em uma jornada chamada Projeto Eclipse, Flanagan está planejando correr as cinco World Marathon Majors confirmadas, mais uma no lugar da adiada Maratona de Tóquio de 2021, em apenas 42 dias, com o objetivo de completar cada uma das seis provas em menos de três horas, como ela acabou de compartilhar com a SELF (N. T: ela já havia realizado o feito quando a matéria foi traduzida).

Por causa dos atrasos causados pelo COVID-19, o intervalo de cinco das maratonas conhecidas como majors, Berlim, Londres, Chicago, Boston e Nova York, foi de apenas sete semanas, do final de setembro ao início de novembro. A sexta major, a Maratona de Tóquio de 2021, também tinha sido reprogramada para outubro, mas as autoridades adiaram-na ainda mais, para março de 2022. De qualquer modo, Flanagan está aproveitando ao máximo esta oportunidade sem precedentes e correrá seis maratonas como originalmente planejado neste outono. Sua meta abaixo de 3:00 para cada prova significa que Flanagan, uma atleta olímpica por quatro vezes, medalhista de prata olímpica e ex-atleta do Bowerman Track Club (BTC), patrocinado pela Nike e onde ela agora treina, precisará ter uma média de ritmo de pelo menos 4:15´/km por 253,17 km de corrida em um período de sete semanas. Ela fez parceria com a Nike para enfrentar as seis maratonas.

Aqui está uma análise completa da meta ambiciosa que Flanagan estabeleceu para si mesma.

Flanagan começará com a Maratona de Berlim, onde ela bateu seu recorde pessoal de 2:21:14 e correu a quarta maratona americana mais rápida de todos os tempos, na capital alemã em 26 de setembro. De Berlim, ela viajará para o Reino Unido, onde correrá a de Londres, que normalmente é realizada no final de abril, em 3 de outubro. Apenas uma semana depois, em 10 de outubro, domingo, ela correrá nos Estados Unidos, na prova de Chicago. Em seguida, a nativa de Massachusetts enfrentará uma rápida mudança para competir em Boston, prova também normalmente realizada em abril, na segunda-feira, 11 de outubro. De Boston, Flanagan completará uma distância de maratona em 17 de outubro em Portland, Oregon, o dia em que a prova de Tóquio deveria ter ocorrido, antes de ter sido adiada em relação a seu calendário normal de março. Ela terminará a série em Nova York, em 7 de novembro.

Este desafio sem precedentes vem na esteira de uma série de mudanças na vida que Flanagan experimentou desde o anúncio de sua aposentadoria, há dois anos. No outono de 2019, ela começou a treinar com o BTC, a equipe profissional de corrida que ajudou a construir com seus treinadores Jerry Schumacher e Pascal Dobert. Ela deu início a uma carreira empolgante no jornalismo, oferecendo análises de prova e comentários sobre eventos de corrida. Então, na primavera de 2020, ela e seu marido, Steven Edwards, se tornaram pais de seu filho, Jack Dean Edwards, por meio de adoção. Ela também terminou de escrever seu terceiro livro de receitas, Rise & Run, com lançamento previsto para 26 de outubro.

"Shalane é uma força: uma corredora, treinadora, mãe e muito mais", disse o porta-voz da Nike, Erin Byrnes, em um comunicado. "Estamos orgulhosos do impacto que ela terá dentro e fora da estrada nas próximas semanas".

SELF conversou com Flanagan antes de ela partir para Berlim e de Tóquio ter sido oficialmente adiada para 2022, para entender a motivação por trás desse desafio, como ela administra o treinamento como nova mãe e treinadora e quais são seus objetivos de corrida desta vez.

SELF: Quando você decidiu enfrentar as seis majors neste outono?

Shalane Flanagan: Acho que decidi oficialmente em fevereiro ou março que esse era meu objetivo, mas quanto mais perto cheguei de realmente entrar no treinamento e compartilhar com a Nike e meu sistema de apoio, mais e mais real isso se tornou. Então a ideia foi formulada em janeiro/fevereiro, mas eu realmente não comecei a buscá-la nos treinos e realmente me comprometi com ela até esta primavera, provavelmente maio/junho.

Que inspiração gerou esse objetivo?

A inspiração tem muitas camadas. Acho que mais do que tudo é me reunir com minha melhor amiga, a corrida, após a aposentadoria e a cirurgia no joelho. Senti a necessidade de definir algumas metas novamente. Percebendo que esta foi uma oportunidade única na vida, apresentando-se, com seis grandes maratonas mundiais em 42 dias, sinto que estou fazendo isso por mim mesma, por meu filho e por mulheres jovens para mostrar a conexão entre mental e saúde física e a importância do papel que o atletismo pode desempenhar em sua vida.

Uma estatística interessante é que aos 17 anos, mais da metade das meninas terá parado de praticar esportes, e isso me deixou muito triste. Havia uma motivação aí. Eu era uma jovem tímida, mas o esporte transformou completamente minha vida e me deu confiança e direção. Só por causa das pessoas que conheci através do esporte, já percebi que tudo mudou para melhor por causa do atletismo. Achei que essa era uma ótima plataforma para compartilhar essa mensagem e também me conectar com cada comunidade de corrida nas cidades que irei visitar.

Obviamente, o tempo entre cada maratona é muito curto. Como você está se preparando para isso no treinamento?

Acabei de ter uma das minhas maiores semanas de treinamento, onde fiz uma simulação das maratonas de Chicago e Boston consecutivas. No domingo, 5 de setembro, corri 33 km em um percurso plano e na segunda-feira corri 34 km em um percurso realmente acidentado. Meu objetivo é correr abaixo das três horas em todas as seis maratonas, o que vai ser muito difícil, mas acho que é apenas praticar mentalmente e fisicamente e ver onde posso precisar ajustar algumas coisas.

A grande coisa que notei com aquela simulação em particular foi que hidratação, abastecimento e nutrição serão essenciais, além de ter o máximo de sono de boa qualidade possível. Eu tenho um ótimo sistema de suporte. Meu fisioterapeuta, minha família, minha equipe da Nike e meu outro parceiro, InsideTracker, todos estão desempenhando seu papel e, com sorte, esse sistema de apoio me permite apenas cuidar de mim mesma.


Tenho treinado a mim mesma, mas tenho trabalhado com o Nike Sports Research Lab (NSRL), e eles têm sido uma ótima caixa de ressonância para que eu traga ideias. Também tenho consultado Carrie Dimoff e Elliott Heath, que estão no Bowerman Track Club e são funcionários da Nike, e tenho feito alguns treinamentos com eles, então eu os uso também como uma caixa de ressonância para ideias e depois faço o ajuste fino com base em alguns dos comentários deles.

Qual foi o treino mais difícil até agora? Como você lidou com ele?

A simulação consecutiva de Chicago e Boston foi difícil. Fiz a simulação consecutiva e, em seguida, fiz uma corrida fácil de 13 quilômetros na terça-feira. Então eu conheci Carrie Dimoff para uma sessão de grama realmente dura na quarta-feira. A sessão de grama foi a mais difícil que fiz em muito tempo. Terminei e disse: "Foi muito divertido, mas me sinto péssima". Mas eu me recuperei bem e fui capaz de seguir naquela mesma semana com outra corrida realmente longa e difícil com Carrie, outra de 33 km. Ela espera atingir 2:30 na maratona, então seu ritmo de corrida é de cerca de 3:30´/km, o que é muito mais rápido do que jamais terei que correr. Mas estou apenas tentando registrar um monte de condicionamento físico extra no banco para ter certeza de que posso cumprir meu objetivo.

Como o treinamento na aposentadoria se compara ao de um corredor profissional em tempo integral?

Eu sou mãe agora, estou ministrando treinamento e vou lançar outro livro de receitas neste outono, então a vida está super ocupada e a prioridade mudou enormemente. Eu costumava apenas correr, comer, dormir, repetir constantemente e era meu trabalho cuidar de mim dessa forma. Eu priorizava meu treinamento e minha corrida, mas é uma parte muito pequena do meu dia agora, enquanto antes costumava tomar o meu dia inteiro. Portanto, tive que ajustar minhas expectativas sobre o que é viável e possível.

Tento treinar em torno da programação do meu filho e da minha programação de treinadora e não quero treinar muito porque quero poder brincar com meu filho e ter energia para meus atletas, então minha energia não é mais toda posta na corrida. Preparando-me para essas maratonas, estou correndo cerca de 130 km por semana, o que é muito. é o máximo que correrei em uma semana, ao passo que, quando treinava para vencer a Maratona de Nova York, corria cerca de 210 km por semana. Eu estava vivendo, comendo e respirando corrida, e tudo era sobre desempenho. Esta jornada é mais para minha saúde mental, e um novo desafio e objetivo.

Estou me divertindo mais com isso porque eu chego para o treino, faço-o e não necessariamente me preocupo se foi um treino bom ou ruim. Eu não o ignoro, apenas digo a mim mesma que isso é o melhor que tenho hoje e vou muito mais "no fluxo" porque é uma dinâmica diferente e um relacionamento diferente, agora que a corrida não é meu trabalho.

Agora você está treinando atletas no Bowerman Track Club. Você está treinando com eles? O coaching adiciona outro nível de motivação ao seu processo?

Sim, eles estão cientes do objetivo. Não falei muito sobre isso porque sempre quero manter o foco neles e no que estão fazendo. Mas os poucos para quem contei estão realmente empolgados e estou empolgada para tornar isto oficial, então eles sabem que ainda está acontecendo. Brincamos um pouco com isso, como se talvez fosse acontecer, talvez não, mas sim, acho que eles ficarão entusiasmados em seguir em frente.

Que desafios você espera enfrentar ao competir nas seis majors? Como você está se preparando para eles?

Acho que um dos maiores desafios que vou enfrentar são as mudanças de viagem e de fuso horário. Acho que vai ser um pouco complicado. Com todos os aviões, trens e traslados, acho que vai ser cansativo, então tentar conseguir a recuperação adequada entre as provas é provavelmente o que mais me preocupa.

Sua última prova antes da aposentadoria foi a Maratona de Nova York 2018. Você terminará em Nova York, em 7 de novembro. O que isso significa para você?

Eu amo Nova York, e isso vem de uma garota de Boston. Teremos meus pais e meu filho lá e, embora seja diferente de quando eu estava lá quando ganhei, tenho o grande acréscimo de ter Jack em minha vida, e tê-lo e ter meus pais no final será incrível. Eles são um dos principais motivos pelos quais tento fazer um bom trabalho na minha vida. Eles são um grande fator na minha felicidade, e vê-los felizes me deixa feliz. Então, sim, estou realmente ansiosa para me reunir com as ruas de Nova York, também ansiosa para ajudar minha melhor amiga, Elyse Kopecky, a coautora de Rise & Run, a correr sua primeira maratona lá. Há muitas lembranças ótimas lá e estou ansiosa para fazer ainda mais.

Qual é o seu objetivo final ao competir em todas as seis majors? Quando você cruzar a linha de chegada na cidade de Nova York, o que espera alcançar?

Deixar o esporte um pouco melhor do que antes, de certa forma. Espero me divertir e que todas as pessoas nesta jornada comigo se divirtam. Tenho uma grande equipe de suporte e espero que eles olhem para trás com carinho e que tenhamos criado uma lembrança incrível. Para mim, esta é uma grande oportunidade de criar uma lembrança incrível e acho que é uma oportunidade única na vida. Ninguém fez isso antes porque isto de as seis majors serem em um tão curto espaço de tempo nunca aconteceu antes, e posso ser a única pessoa que fará isso, então acho que é sempre uma sensação legal.

No final das contas, espero abraçar a mudança e enviar uma mensagem positiva para as mulheres jovens e mostrar que o esporte é para toda a vida. Se você praticar esportes, isso pode transformar sua vida para melhor por muito tempo.

Você tem planos para o que virá depois?

Depois que eu esperançosamente completar todas as seis, provavelmente vou tirar um mês de folga da corrida. Mas, na verdade, planejarei relaxar e aproveitar as férias e me dedicar de novo a treinar meus alunos. Minha corrida geralmente é ditada em torno de como posso ajudar meus atletas, então se isso significa ficar em forma para ajudá-los, esse é realmente o próximo objetivo no horizonte: ficar em forma para poder correr com eles e ajudá-los. Mas, além das seis maratonas, não tenho nenhum objetivo pessoal no momento.

Detalhes do treinamento

(Fonte: FitnessClone.com)

Ama a distância: A corrida de longa distância envolve muitas horas na trilha. Flanagan geralmente corre 2 a 3 horas por dia durante o treinamento.

Não vai sozinha: Flanagan treina com um parceiro. Isso ajuda a motivá-la, além de mantê-la competitiva.

Core e mais: Flanagan diz que um core forte a mantém firme no final de um longão e de uma maratona. Alguns de seus movimentos favoritos são barra fixa, afundos e arremessos de medicine ball. Ela também gosta de agachamentos na bola de bosu, pranchas e abdominais.

Dose diária: Quando Flanagan está se preparando para uma maratona, ela corre de 130 a 200 km por semana, o que equivale a 22 a 27 km por dia. Ela faz sua corrida longa pela manhã e uma mais curta no final da tarde. Ela também faz alongamento ativo de recuperação todos os dias.

Vai à academia: Além de correr, Flanagan vai à academia 3 vezes por semana, o que ela diz que ajuda a construir músculos e prevenir lesões. Ela fará uma combinação de alongamento e exercícios de equilíbrio e peso corporal.

Simulação de prova: Antes de uma grande prova, Flanagan faz um "ensaio geral", uma longa corrida com as pernas cansadas, usando as roupas que usará na prova, bebendo os mesmos líquidos, etc., para simular o evento real e prepará-la física e mentalmente, dando-lhe uma sensação de prontidão e controle.

Estilo de treino

(Fonte: FitnessClone.com)

Para 5 km: Uma semana antes do dia da prova, corra 2 km fáceis, depois 2 × 2 km no ritmo de prova. Faça uma recuperação de 2 a 3 minutos entre os intervalos.

Para 10 km: Uma semana antes do dia da prova, corra 3 km fáceis e 5 km em ritmo de corrida. Faça 2 a 3 minutos de descanso ou corrida fácil e, a seguir, faça mais 2 km em ritmo de corrida. Desaqueça com 2 km fáceis.

Para uma meia maratona: Duas semanas antes, corra 5 km fáceis, 8 a 12 km em ritmo de prova e, em seguida, mais 3 km fáceis. Tente correr em uma rota com terreno semelhante ao da prova.

Para uma maratona: A quatro semanas da prova, corra 8 km fáceis, 16 km em ritmo de prova e mais 3 km fáceis. Novamente, tente encontrar um terreno que imite o dia da prova.
E aí, gostaram?

A próxima da série PitaCoelho será uma pergunta enviada pela minha linda filha Marina Santoro: Por que correr está virando um esporte popular?

Fonte: Self.com

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