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Em subidas, andar às vezes é mais rápido que correr
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segunda-feira, 18 de janeiro de 2021 - 13:32
hillHouve um tempo, em minha juventude, em que pensei que nunca andaria durante uma corrida. Abandonei essa filosofia a cerca de dois terços do caminho de uma montanha na Eslovênia, onde estava competindo no Campeonato Mundial de Corrida de Montanha de 2010. O percurso subia um pouco mais de 1.200 metros em 12 km implacáveis. Durante uma seção particularmente íngreme, finalmente cedi e comecei a andar. Para minha surpresa, não perdi terreno para os corredores ao meu redor. Lição aprendida, e desde então tenho sido menos dogmático.

Eu não estou sozinho, no entanto. Mesmo entre os corredores de trilha sérios, às vezes há uma tendência de continuar correndo a todo custo, de acordo com Jackson Brill, um corredor de trilha patrocinado pela Salomon e estudante de pós-graduação no Laboratório de Locomoção de Rodger Kram na Universidade do Colorado. Mas quando as colinas ficam muito íngremes, caminhar se torna inevitável e a decisão sobre quando alternar entre corrida e caminhada está entre as principais escolhas táticas que os competidores em trilhas devem fazer. Acontece que Brill e seus colegas têm pesquisado esse problema há vários anos, e dois estudos recentes oferecem alguns novos insights interessantes. Conclusão: "Nossa pesquisa", diz Brill com ironia, "dá às pessoas permissão para andarem, se quiserem".

Sim, isto é corrida

Para entender a transição entre corrida e caminhada, você deve começar com uma pergunta mais simples: existe realmente alguma diferença entre elas nas encostas mais íngremes? Em circunstâncias normais, uma das principais distinções entre correr e caminhar é que você sempre tem pelo menos um pé no chão quando está caminhando, enquanto que você abandona o chão entre cada passada quando está correndo. Mas essa regra se quebra em colinas íngremes: mesmo quando você está "correndo", você nunca perde totalmente o contato com o solo.

Não está convencido? Dê uma olhada neste vídeo de 2015 do ex-pesquisador do Locomotion Lab Wouter Hoogkamer correndo na esteira mais íngreme do mundo, que foi montada para ir até 45 graus (ou seja, uma inclinação de 100 por cento). Ele parece estar correndo, mas sempre com um pé no chão.

Kram e sua equipe criaram essa mesma esteira, que foi usada em várias pesquisas prévias de corrida em subida, para um estudo publicado durante o verão no European Journal of Applied Physiology. Liderados pela principal autora Clarissa Whiting, uma ex-estrela do atletismo da Penn, os pesquisadores recrutaram dez corredores de trilha de elite e os fizeram correr ou caminhar em solo nivelado e com a esteira ajustada para 30 graus. Isso é íngreme: as esteiras de academia típicas só vão até cerca de nove graus, e as pistas de esqui black diamond tendem a ficar em torno de 30 graus.

Com certeza, embora os corredores sempre tivessem um pé no chão, havia diferenças distintas entre correr em aclive e caminhar. Uma pista era o padrão de passada: na encosta, a cadência era 40% mais rápida para correr do que para caminhar, e os pés ficavam no chão 40% menos tempo, um padrão semelhante, embora menos pronunciado, ao que você veria em terreno plano.

Mas a prova conclusiva veio de um acelerômetro preso à cintura dos participantes, que mediu a ascensão e queda de seu centro de massa. No nível do solo, caminhar produz dois picos de aceleração distintos, um ao pousar e outro ao arrancar. Correr, ao contrário, é uma série de saltos de uma perna para a outra, produzindo apenas um pico de aceleração quando você pousa e decola. Os acelerômetros encontraram exatamente os mesmos padrões na esteira inclinada, confirmando que correr em subidas íngremes realmente é correr, e não apenas algum tipo de caminhada rápida e saltitante.

A transição

Isso é intelectualmente interessante, mas na prática você quase certamente estará caminhando em qualquer colina de 30 graus que encontrar. Então, em um estudo separado que está atualmente em revisão (mas disponível online como uma pré-publicação), Brill e Kram recrutaram outros dez corredores de elite para correr em encostas de zero, cinco, dez e 15 graus. O objetivo era entender o que leva as pessoas a mudar de uma corrida para uma caminhada ou vice-versa e determinar se nossas inclinações naturais também correspondem à abordagem mais eficiente.

Muitas pesquisas foram feitas sobre a transição caminhada-corrida em solo nivelado. Em velocidades lentas, queimamos menos energia caminhando do que correndo. Em velocidades rápidas, é o contrário. Os cientistas costumavam presumir que a decisão de passar de caminhada para corrida era simplesmente uma questão de manter a passada mais eficiente. Mas uma série de estudos desde a década de 1990 descobriu que, na verdade, tendemos a correr em velocidades ligeiramente mais lentas do que o esperado, quando caminhar seria, na verdade, mais eficiente do ponto de vista energético.

Não há consenso sobre por que isso acontece, mas uma teoria é que certos músculos da panturrilha ou da canela ficam cansados ou têm problemas para produzir força suficiente durante uma caminhada rápida, então é mais confortável correr, mesmo que custe um pouco de energia extra. Isso faz sentido intuitivamente: pense sobre a sensação de andar tão rápido que você decide começar a correr. Você muda porque é desconfortável, não porque está sem fôlego.

Brill e Kram descobriram que esse padrão persistia em declives de até dez graus: os sujeitos mudaram de andar para correr em uma velocidade mais lenta do que a transição energeticamente ideal. Mas no declive mais acentuado de 15 graus, a diferença desapareceu e eles começaram a correr exatamente quando correr se tornou mais eficiente do que andar. Você está subindo uma colina muito íngreme, é um trabalho difícil, independentemente de você estar caminhando ou correndo, então parece que o desejo de economizar energia e ser o mais eficiente possível prevalece.

Na natureza

Há outra diferença mais sutil entre terreno plano e subidas íngremes, aponta Kram. No plano, não há muita dívida sobre se você deve caminhar ou correr. Em qualquer velocidade, um parece certo e o outro errado. Nas montanhas, por outro lado, há uma ampla gama de condições em que a decisão é ambígua. Ao caminhar, você tem a sensação de que provavelmente se sentiria mais confortável correndo. E isso pode ser verdade por um breve período de tempo após a troca, mas logo você tem a sensação de que andar pode ter sido mais confortável, afinal. Não há equilíbrio estável: você oscila entre caminhar e correr

Outro detalhe do estudo de Whiting oferece algumas dicas possíveis sobre isso. Ela prendeu eletrodos a quatro músculos da perna diferentes nos recrutados para comparar a ativação muscular sob as várias condições de teste. O sóleo, um dos dois principais músculos da panturrilha, mostrou 36% menos atividade por passada durante a corrida em aclive acentuado do que durante a caminhada em aclive acentuado, o que é consistente com a ideia de que a fadiga muscular local desencadeia a transição. Você anda até que suas pernas - e talvez as panturrilhas em particular - fiquem muito desconfortáveis. Então você começa a correr, o que inicialmente parece melhor, mas eventualmente o deixa mais sem fôlego, então você volta a caminhar, e o ciclo se repete.

Para um corredor de trilha competitivo como Brill, seria bom carregar alguns insights práticos sobre quando fazer a troca. Em seu estudo, ele também testou a frequência cardíaca como um substituto para descobrir o ponto de transição mais eficiente. Embora os valores da frequência cardíaca se correlacionassem com o consumo de energia, havia muita variação individual para torná-la útil no mundo real. O próximo estudo de Brill, quando a pandemia, incêndios e outras perturbações permitirem, envolverá corredores em trilha caminhando, correndo ou escolhendo sua própria combinação dos dois enquanto escalam uma montanha real. Afinal, o objetivo é ser o mais rápido possível, não o mais eficiente possível.

Por enquanto, Brill seguirá a abordagem que descobriu por meio de tentativa e erro, confiando em sua intuição sobre o que é melhor em um determinado momento. Ele tenta não alternar com muita frequência, mantendo cada passo por pelo menos 15 a 30 segundos. Ele não consulta um monitor de frequência cardíaca. "É ótimo termos feito todas essas pesquisas", diz ele. "Mas quando vou para a trilha, jogo praticamente tudo pela janela".
Traduzido do site OutSideOnLine.com

Fonte: OutSideOnLine.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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