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Saiba como melhorar a saúde do seu intestino
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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 - 10:25
intestinoFala, galera! Voltamos hoje às traduções,. hoje trazendo matéria do sempre excelente site Womens Running, "braço" feminino do Competitor.com. O assunto é: seu intestino. Sim, isso, para corredores é fundamental. Afinal de contas, quem de nós nunca passou aperto (com trocadilho) antes de uma prova? Por isso o assunto é importante.

Mesmo para você que não é corredor o assunto é importante, pois envolve saúde em geral. Tão importante que há médicos renomados afirmando categoricamente que o seu intestino é seu segundo cérebro! Então, deixemos de papo furado e passemos ao texto! mrgreen
Tenho certeza que você esteve na situação em que sua barriga começa a roncar no primeiro quarto do seu treino e a próxima coisa que você sabe é que você está indo para casa em vez de percorrer sua quilometragem planejada. Ninguém conhece as lutas de um intestino perturbador melhor do que um corredor. Felizmente, ter uma barriga problemática não é algo que você só tem que sofrer. Pesquisa emergente está fornecendo uma melhor compreensão do intestino e o que o mantém saudável e feliz. Vamos fazer 2017 o ano em que baniremos problemas com o intestino e correremos livremente.

O microbioma

Saúde intestinal já não se refere apenas a digerir alimentos normalmente. Os cientistas se aprofundaram num novo mundo de pesquisas intestinais, começando com o microbioma. O corpo humano está cheio de micróbios - principalmente bactérias e vírus - que compõem o microbioma. A quantidade de micróbios no corpo é tão astronômica que eles superam em número de células humanas 10:1. o microbioma de cada pessoa é exclusivo dela. Em 2008, o Instituto Nacional de Saúde criou o Projeto Microbioma Humano, na tentativa de classificar os genes dentro do microbioma e determinar como eles podem afetar a saúde humana. Os cientistas acreditam que uma variedade de fatores, incluindo estresse, dieta, padrões de sono e rotina de exercícios, afetam a saúde de seu microbioma. O microbioma realiza uma grande parte na digestão de um corredor e na sua imunidade. Um microbioma saudável pode promover a boa saúde digestiva e afastar a doença.

probióticosProbióticos

Simplificando, os probióticos são as "boas bactérias" que vivem em seu intestino. Com mais de 100 trilhões de bactérias e muitos tipos diferentes, a combinação certa de probióticos no intestino é imperativo para um microbioma saudável, mas às vezes as coisas saem do controle. Ter uma dieta insalubre, muito estresse em sua vida ou passar por uma fase com muitos antibióticos podem causar desequilíbrios probióticos e torná-lo doente. Sem a mistura certa de probióticos, você pode ter alguns problemas digestivos regulares que podem afetar o seu desempenho na corrida. Além disso, uma vez que 70 por cento do sistema imunológico vive no intestino, você pode se tornar mais suscetível ao temido resfriado comum.

Alimentos para um intestino saudável (e quando para comê-los)

Alimentos ricos em prebióticos: Certos alimentos realmente alimentam as bactérias no nosso intestino e estimulam os probióticos a florescer. Estes tipos de alimentos, conhecidos como prebióticos, são encontrados em vegetais, frutas, grãos integrais e um certo tipo de fibra, chamada inulina. Inulina é prevalente na raiz de chicória, alcachofras de Jerusalém, jicama, alho, cebola e aspargos. É melhor para comer coisas com inulina durante uma refeição de recuperação pós-corrida, pois a inulina pode causar sofrimento digestivo em algumas pessoas.

Alimentos ricos em probióticos: Enquanto tendemos a pensar em probióticos como suplementos, alguns alimentos contêm naturalmente probióticos ativos, como sopa de missô, tempeh, chucrute, kimchi, kefir e kombucha. Tente incorporar esses alimentos em seus dias de folga ou após uma corrida, porque alguns alimentos desta lista podem não assentar bem durante uma corrida. Se esta lista de alimentos não se adequar ao seu paladar, tente um suplemento diário probiótico. Existem muitas marcas no mercado, mas escolher aqueles que têm bilhões de culturas vivas e vários tipos.

intestino felizDicas para a saúde do seu intestino

Embora você possa alimentar bem seu intestino e obter sua dose diária de probióticos, ainda há coisas que podem dar errado. Use essas dicas para garantir que seu intestino fica feliz e saudável em 2017:

- Visite um médico se você tem alguma doença persistente. Não é divertido viver com problemas digestivos crônicos, dor ou deficiências nutricionais. Se você tem algum destes sintomas, visite um gastroenterologista para se certificar de que não há um problema maior.

- Visite um nutricionista para criar um plano alimentar que funcione para você. Algumas pessoas têm estômagos mais sensíveis do que outros, então não há um plano de nutrição único. Obtenha ajuda de um profissional.

- Não coma imediatamente antes de uma corrida. Não importa o que você colocar no seu estômago, você sair mastigando e começar a correr logo em seguida é uma receita certa para cólicas e dor. Dê-se pelo menos 30 minutos para digerir um carboidrato simples, como uma maçã, ou 1 hora para um carboidrato mais complexo, como o pão de trigo integral.

- Conheça a sua sensibilidade alimentar. Embora todos nós queiramos ter um estômago de ferro, alguns de nós simplesmente não podem comer certos alimentos. É importante prestar atenção aos alimentos que podem incomodá-lo, como produtos lácteos, glúten ou alimentos ricos em fibras, como feijão, e evitar esses alimentos.
E então, gostaram?Abraços e beijos a todos! mrgreen

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

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