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Pesquisa aponta benefícios do exercício contra o câncer
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quinta-feira, 20 de agosto de 2020 - 11:09
runner cancerNo outono passado, um grupo internacional de oncologistas do exercício publicou uma importante revisão da literatura sobre exercício e câncer. As notícias eram boas, embora pouco surpreendentes. O exercício regular diminui o risco de desenvolver uma longa lista de cânceres, em alguns casos em 10 a 25 por cento. E se você tiver câncer, os exercícios aumentam a qualidade e, possivelmente, a duração esperada de sua vida.

Mas houve uma omissão notável na revisão. Os especialistas não tinham certeza de como ou por que os exercícios têm um efeito tão poderoso sobre as células cancerígenas. Existem muitas teorias envolvendo coisas como níveis de hormônios, açúcar no sangue, inflamação crônica e estresse oxidativo, mas ninguém juntou todas as peças.

Foi nesse contexto que apareceu recentemente um artigo de opinião publicado na revista Trends in Cancer, de um grupo liderado por Peter Biro, da Deakin University, na Austrália. Biro e seus colegas propõem uma nova teoria em que a ligação entre exercícios e câncer é explicada pelo que eles chamam de "capacidade energética". Em suma, pessoas em boa forma são capazes de aumentar e manter altos níveis de consumo de energia, o que lhes dá a capacidade de montar uma resposta imunológica mais robusta quando as células cancerosas atacam e também as ajuda a resistir aos efeitos de esgotamento de energia dos tumores que chegam um ponto de apoio.

Esta é uma teoria difícil de testar experimentalmente, mas os pesquisadores exploram quatro previsões que decorrem de sua ideia.

Todos nós temos uma capacidade energética diferente

Isso pode parecer um acéfalo, mas vale a pena desvendar o que eles significam por capacidade energética. Obtemos nossa energia dos alimentos, então, em teoria, você pode pensar que, se são necessárias calorias extras para combater o câncer, você pode engolir apenas mais alguns sanduíches. Mas, como argumentou um artigo recente de Herman Pontzer e John Speakman, há limites para a quantidade de energia que nosso corpo pode processar. Você simplesmente não pode queimar 10.000 calorias por dia, não importa o quanto você tente comer.

Também está claro que algumas pessoas podem queimar mais energia do que outras e que essas diferenças são em parte hereditárias. Isso significa que se você está em uma situação em que seu corpo precisa de toda a energia que puder obter e precisa sustentar essa produção por dias ou semanas, algumas pessoas serão capazes de lidar com esse desafio melhor do que outras.

Sua capacidade energética está ligada à sua taxa metabólica

Biro e seus colegas se concentram em dois proxies para capacidade energética, uma vez que é impraticável medir o consumo total de energia por longos períodos de tempo. Um é o VO2 máximo, a medida padrão-ouro de resistência aeróbia, que ele se refere como "taxa metabólica máxima". A outra é a taxa metabólica de repouso, que é basicamente a taxa na qual você queima calorias quando está dormindo.

Curiosamente, eles argumentam que os dois estão intimamente ligados, apesar de estarem em extremos opostos do espectro. Se você é uma máquina de resistência, então seu motor - os órgãos envolvidos na conversão de alimentos em energia, como o coração, pulmões, fígado e intestinos - é maior e requer mais energia para ser mantido, mesmo quando está ocioso. O artigo cita uma série de estudos anteriores, em animais e humanos, mostrando que a taxa metabólica de repouso está correlacionada com a taxa metabólica máxima.

O exercício causa (e é causado por) alta capacidade energética

Ninguém lendo isso precisará ser convencido de que o exercício regular aumenta seu VO2 máximo e permite que você mantenha uma saída de energia mais alta por longos períodos de tempo. Isso é chamado de treinamento. Mas também há evidências apontando na outra direção, tanto em humanos quanto (de maneira mais convincente) em roedores. Se você nasceu com um metabolismo elevado, é mais provável que gaste seu tempo girando a roda de exercícios no canto da gaiola ou acumulando KOMs [N. T: KOM = King Of Mountain, o Rei da Montanha, o atleta que fez uma subida no menor tempo] no Strava.

É certo que as evidências são um pouco menos claras aqui. Alguns estudos descobriram que o treinamento de resistência não tem efeito sobre a taxa metabólica de repouso, o que conflita com a ideia de que as taxas metabólicas máximas e de repouso estão ligadas. Ainda assim, a conexão geral entre exercício e capacidade energética - em ambas as direções - parece clara.

Alta capacidade energética ajuda a combater o câncer

Este é o ponto crucial do argumento. As células cancerosas desencadeiam uma resposta imunológica que tenta impedir que essas células se transformem em um câncer invasivo. Essa resposta imunológica gasta energia, e os tumores que conseguem se firmar também sugam quantidades substanciais de energia. Esses custos de energia, de acordo com a nova teoria, são tão altos que podem levar sua capacidade energética ao limite.

A evidência para esta afirmação vem principalmente de roedores. Por exemplo, quando ratos seguem um programa de exercícios antes de induzir o câncer, eles são capazes de produzir mais células imunológicas em resposta, e o câncer tem menos probabilidade de se desenvolver. Por outro lado, os exercícios logo após a infecção produzem uma resposta imunológica mais baixa, provavelmente porque você não tem energia suficiente para os dois desafios.

É assim que as peças da nova teoria se encaixam. Embora não existam testes diretos do argumento geral, existem algumas dicas intrigantes espalhadas por toda a literatura. Por exemplo, quando o VO2 máximo foi medido em 1,3 milhão de homens suecos quando eles eram adolescentes, aqueles que pontuaram mais alto tiveram 20% menos probabilidade de morrer mais tarde de câncer. Claro, isso também pode ser porque os indivíduos mais aptos eram mais propensos a continuar se exercitando ao longo da vida, e isso teve algum outro efeito sobre a inflamação, o estresse oxidativo, o açúcar no sangue ou qualquer outra coisa. Não há nenhuma prova clara para a hipótese da capacidade energética aqui.

Ainda assim, é uma ideia interessante, com algumas implicações possíveis. Uma é que a quantidade ideal de exercícios para fins de saúde depende do seu nível atual de condicionamento, uma vez que você não deseja usar toda a sua capacidade energética em seus treinos. Mais nem sempre é melhor. Para ser justo, a maioria dos treinadores descobriu isso há muito tempo, embora os atletas nem sempre ouçam.

Outra implicação é que seu condicionamento físico real é mais importante do que a quantidade de exercícios que você faz. Isso se encaixa na ideia endossada pela American Heart Association alguns anos atrás: que os médicos deveriam verificar rotineiramente (ou pelo menos estimar) o VO2 máximo de seus pacientes da mesma forma que verificam a pressão arterial. Também se compara aos dados do National Runners 'Health Study mostrando que um tempo de corrida de 10 km é um melhor indicador de doenças cardíacas futuras do que a quantidade de treinamento que você faz. Isso torna a teoria de Biro uma daquelas ideias em que sou tentado a acreditar, embora as evidências ainda não estejam lá, porque me dá o choque de que preciso quando estou saindo para correr. O objetivo não é bater o relógio e acumular um certo número de horas de treinamento, e sim, ficar mais rápido amanhã do que sou hoje.
Traduzido do site OutsideOnline.com

Fonte: OutSideOnLine.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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