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Nunca é tarde para começar o treino de força
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segunda-feira, 18 de novembro de 2019 - 08:42
old man working outVocê acha que é "velho demais" para começar o treinamento de força? Repense. Pesquisadores da Universidade de Birmingham descobriram que iniciar um regime de treinamento de força em qualquer idade - até 70 ou 80 anos - tem seus benefícios.

"Sabemos que a construção muscular em resposta à nutrição e ao exercício diminui com a idade. Mas as descobertas [do nosso estudo] foram surpreendentes", diz Leigh Breen, da Escola de Ciências do Esporte, Exercício e Reabilitação da Universidade de Birmingham.

A equipe de Breen reuniu dois conjuntos de amostras de homens acima de 70 anos de idade: um grupo de ciclistas e/ou corredores e outro grupo composto por indivíduos não ativos. A partir daí os pesquisadores fizeram biópsias musculares e coletaram amostras de saliva de cada sujeito para obter dados de base, depois instruíram os dois grupos em um único exercício: um movimento de extensão das pernas em uma academia. Após realizar seis séries de dez repetições, outra rodada de amostras de músculo e saliva foi coletada, seguida por uma rodada final de amostras 48 horas depois.

O que eles descobriram foi surpreendente. Não apenas as duas amostras do estudo responderam ao exercício de construção muscular como também tiveram taxas de resposta semelhantes. Isso contradiz algumas noções pré-concebidas sobre o valor do treinamento de força na população idosa.

Primeiro, mesmo envelhecendo, as pessoas podem construir músculos - e com base em um ganho de 10% após apenas uma sessão, eles podem fazê-lo muito bem. "Este trabalho sugere que o músculo ainda pode responder ao exercício [após os 70 anos]", diz Breen.

O que também é surpreendente é que não importa quanto (ou quão pouco) exercício aeróbico já está acontecendo, os ganhos são os mesmos com a adição do treinamento de força. "Nosso pensamento era que adultos mais velhos que tivessem sido ativos teriam uma resposta maior de remodelação/reconstrução muscular a um único exercício de resistência em comparação com adultos mais velhos que nunca haviam realizado nenhum tipo de exercício estruturado. Mas o que descobrimos é que essa resposta era aproximadamente equivalente nos atletas e nos indivíduos mais velhos não treinados", diz Breen. Em outras palavras: nunca é tarde para incorporar um novo elemento de treinamento em sua atividade diária, seja você um corredor master ou apenas saindo do sofá pela primeira vez.

Breen diz que sua equipe está disposta a replicar o estudo original, publicado na revista Frontiers in Physiology, com atletas do sexo feminino, pois há evidências de que a massa muscular pode se regular de maneira diferente entre homens e mulheres da meia idade até a idade avançada. O objetivo final deles é descobrir o quanto de exercícios aeróbicos e de força é suficiente para alcançar melhores resultados de saúde para a população com 70 anos ou mais.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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