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6 mitos sobre correr duas vezes por dia



quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 10:15
runner relaxed"Dias de corridas duplas" não indicam que você é excelente em sua área, mas estabelecem que você é sério e persistente em relação aos seus objetivos.

Uma maneira de determinar se as duplas são algo que você deve ter é eliminar alguns mitos comuns sobre elas.

1) Uma vez que você comece a correr duas vezes por dia, é para sempre.

Não. Às vezes, corridas duplas são colocadas em blocos de treinamento específicos e elas podem ser suspensas depois que a prova alvo estiver concluída. Pode ser apenas que você queira melhorar sua forma física rapidamente e sem o dano das corridas mais longas.

2) Começar a correr duas vezes por dia implica em um compromisso regular, até mesmo diário, de dobrar.

Embora você conheça muitos corredores de quilometragem superior que fazem corridas duplas cinco vezes por semana (ou fazem um número definido de vezes por semana), não há base racional para simplesmente não as adicionar quando se sentir vontade, seja uma vez a cada duas semanas ou todo dia (a segunda, claro, depois de um bom reforço).

3) Você não deve dar o salto para as "dobradinhas" até atingir um certo nível de quilometragem.

Esta é uma inversão da ideia (perfeitamente correta) de que acima de um certo nível de quilometragem, você quase certamente deveria incorporar dias duplos. Mas não há lógica nisso. Existem muitas razões inteligentes para adicionar uma segunda corrida diária algumas vezes por semana. Os mais óbvios são que você pode adicionar quilometragem com segurança e de maneira menos demorada. Por exemplo, você pode não ter tempo para um 16 km durante o seu dia, mas você provavelmente tem tempo para dois 8 km. Além disso, se você correr 25 km em uma única corrida diária, provavelmente precisará de mais tempo de recuperação do que se executasse duas de 12 km.

4) Duas corridas por dia são apenas para corredores de elite ou pessoas que pretendem ser de elite.

Incorreta. Veja acima. Embora você veja muitos dias de treino duplo nos registros de treinamento dos melhores corredores, isso não significa que os profissionais velozes tenham um monopólio sobre eles, assim como aulas caras de tacadas não são de competência exclusiva de golfistas profissionais. Corredores iniciantes e intermediários podem se beneficiar de correr duas vezes ao dia como forma de aumentar com segurança sua quilometragem semanal, recuperar-se melhor e aumentar a capacidade aeróbica.

5) O seu esforço mais longo/difícil de um dia de trabalho duplo deve ser de manhã / noite.

Não importa que horas você executa seu treino mais pesado do dia. Certamente faz sentido lógico fazer com que a corrida mais difícil venha primeiro porque permite que sua segunda execução do dia seja mais um esforço baseado em recuperação. Por padrão, será menos estressante mental e fisicamente no final do dia se sua segunda corrida for fácil. No entanto, existem muitas situações em que faz sentido correr mais durante a segunda corrida do dia. Você pode precisar de uma corrida lenta para começar o dia, dependendo do tipo de recuperação que seu corpo precisa. Se você não é uma pessoa matutina, pode ser difícil para você executar esforços mais rápidos pela manhã antes de realmente acordar.

6) É mais provável que você se lesione se adotar dias de corrida dupla regularmente.

Não há provas de que este seja o caso. Algumas pessoas, na verdade, ficam mais saudáveis e mais revigoradas distribuindo uma determinada carga de trabalho em um número maior de exercícios, porque correr enquanto está cansado - como nos 20 minutos finais de 16 km - muitas vezes coloca as pessoas em maior risco de lesão do que par de 8 km graças a danos à postura de corrida, depleção de glicogênio e dano de tecido muscular que atacam com mais frequência em treinos mais longos.
Traduzido do site MotivRunning.com

Fonte: Motivrunning.com (tradução)

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