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Mantenha a mente forte, mesmo nos insucessos



segunda-feira, 24 de junho de 2019 - 08:45
running meditationTreinar sua mente é tão importante quanto treinar seu corpo em qualquer área, ainda mais na corrida. Correr todos os quilômetros do mundo não adiantarão se você não aprendeu a controlar seu limiar de dor e domar a ansiedade na prova. Na comunidade da corrida de longa distância, tendemos a nos orgulhar de uma atitude de fingir até conseguir e de nossa capacidade de suportar a fadiga.

Mas mesmo para os corredores mais experientes, ser mentalmente resistente é um desafio constante. Como ficamos motivados depois de uma série de performances ruins? Como nos mantemos engajados em nosso esporte quando ficamos lesionados por meses? E como lidamos com o feedback negativo que podemos receber, tanto externa quanto internamente?

Para responder a essas perguntas, muitos atletas de elite recorrem a psicólogos esportivos para ajudá-los a entender a confusão de suas vitórias, derrotas e tudo o mais. "Assim como o corpo, ao estressá-lo e permitir que se recupere, a mente também se torna mais forte", diz o especialista em desempenho e especialista em resistência mental Steve Magness. "Não podemos usar continuamente nossa mente (pelo menos não efetivamente) sem, em algum momento, sentir fadiga. E não podemos enfrentar desafios psicológicos mais importantes sem primeiro criar força por meio de desafios menores".

Os corredores sabem que se querem ter um desempenho melhor, precisam pensar melhor, embora seja muito mais fácil falar do que fazer. Reforçamos o que podemos ou não fazer através de nossos próprios medos e dúvidas e, consequentemente, esses medos e dúvidas aparecem em nossas performances. Ter o hábito de pensar positivamente, dentro e fora do treinamento, é um foco importante para o psicólogo esportivo Kim Dawson, que trabalha com corredores de elite de distância dos EUA e do Canadá para melhorar seu jogo mental.


"Temos muitas discussões sobre a reestruturação de pensamentos e emoções originais em respostas mais produtivas. No início [de sua carreira profissional], eu os mantenho mentalmente consistentes e à medida que amadurecem na corrida, vejo resultados positivos e invisto em suas carreiras para desenvolverem essa habilidade por conta própria", diz Dawson. "Meu objetivo é que os corredores com quem trabalho consigam sair de qualquer situação potencialmente improdutiva, seja mental, emocional ou comportamental. É uma habilidade desenvolvida através da corrida que se transfere para uma habilidade diária muito produtiva".

Os corredores de elite têm uma maneira de ver o lado positivo de tudo, mesmo depois de uma prova ruim ou uma série de lesões. Manter-se firme e calmo desempenha um papel importante na atitude dos corredores profissionais, o que nem sempre é o caso no atletismo. Eles também sabem que a positividade estimula a produtividade e isto acaba se tornando um hábito. Depois que Stephanie Bruce, do Northern Arizona Elite, admitiu estar com o coração partido depois de ocupar o 11º lugar na Maratona de Nova York , ela foi ao Instagram para dizer: "Alguns dias chegar até a maldita linha de chegada é uma grande vitória para mim."

Bruce, como a maioria dos profissionais, sabe que não vale a pena deter-se na lembrança de um desempenho ruim. Isso pode iniciar uma tendência de dúvidas e interferir na preparação para a próxima prova. Quando se trata de uma má prova, Dawson diz: "Valido a primeira reação deles, que são as emoções de decepção, frustração, raiva, tristeza, etc. Dou-lhes um período de tempo. Por exemplo, eu digo que vão em frente hoje à noite. Tenham uma grande e velha festa de autocomiseração. Deixem os sentimentos saírem. Quero que eles mergulhem na emoção com total comprometimento".

"Depois, deixo que saibam que vamos conversar no dia seguinte e até lá eles precisam estar aptos a discutir a prova. Neste ponto, eles estarão pegando o caminho de volta, mental e fisicamente", diz Dawson. "Fico feliz que um atleta sinta essas coisas. Isso significa que eles acreditam que podem fazer melhor. Isso é bom. No entanto, eles não podem permanecer em suas primeiras emoções. Elas irão destruí-los. Então eles têm que ultrapassá-las e fazemos isso juntos. Desenvolvemos uma resposta produtiva baseada em suas reações. Identificamos o que funcionou na prova e o que vamos manter para a próxima e onde estão nossas oportunidades de crescimento."

A maioria dos corredores profissionais nos deixa entrar em suas vidas cotidianas através das mídias sociais. Seus posts de treinos, viagens e competições em todo o mundo nos permitem conviver indiretamente com eles e idolatrar seus estilos de vida. Devido à sua capacidade de transmitir suas experiências dessa maneira, grande parte da comunidade de elite recebe apoio de seus fãs através das mídias sociais (por exemplo, Shalane Flanagan antes da Maratona de Nova York).


Entretanto, nem sempre é assim. Naturalmente, a carreira de um atleta profissional tem muitos altos e baixos. Dê uma olhada em Jordan Hasay, uma bem-sucedida corredora de longa distância do Projeto Nike Oregon. Como ela consegue permanecer otimista depois de desistir das Maratonas de Boston e Chicago este ano? Comentários como "Hasay não pode ficar com os cachorros grandes" e "Bem, ela teve uma boa carreira. Parece que Salazar arruinou outro jovem talento feminino. Espero que ela tenha economizado seus centavos," inundaram o LetsRun.com apenas alguns minutos depois que saiu a notícia de que ela não estaria correndo em Chicago. Quando um corredor de elite está tendo sucesso, ele recebe apoio e, analogamente, quando está passando por dificuldades, recebe críticas.

Apesar disso, é difícil acreditar que Hasay esteja pensando nos comentários de seus críticos ou mesmo dando prioridade a lê-los. Com base em sua atitude em entrevistas recentes e no Instagram, ela domina a capacidade de superar, o que é comum na sua profissão. Dawson diz que se seus atletas sentirem pressão em vez de apoio através da mídia social, eles são encorajados a se afastar delas, especialmente se estiverem indo para grandes provas como as Olimpíadas. Mesmo se você não for um profissional, este conselho é o mesmo, não importa quantas vezes você esteja na linha de largada.

Ao contrário de outros esportes que têm vários jogos por semana, corredores sabem que precisam tirar vantagem do pouco tempo que passam competindo. Um dos principais componentes para se manter mentalmente concentrados durante essas breves temporadas de corridas envolve, na verdade, desvincular-se mentalmente dela. A filosofia de Dawson em relação à corrida profissional é como uma pirâmide.

"A primeira camada da base é menos sobre correr e mais sobre investir na vida, reaproximando-se de amigos e familiares, nutrindo sua alma com hobbies, talvez trabalhando meio período ou indo para a escola", diz Dawson. "A partir daí eles lentamente adicionam mais corridas e tiram outras atividades até chegarem a um evento significativo, como as Olimpíadas. Não quero que os atletas se concentrem só em correr o tempo todo, e sim que construam uma identidade holística que incorpore a corrida. Sempre digo aos corredores que correr deve ser algo que contribua para uma vida bem orquestrada, não algo que a deprecie. Todo mundo precisa de tempo para tirar férias, mental e fisicamente."
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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