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segunda-feira, 20 de maio de 2019 - 07:47
runner strideQuando as pessoas falam sobre a forma de corrida, muitas vezes se concentram em coisas como batida dos ps no cho, ngulo das pernas e postura. Elas falam sobre dicas e prticas de novos padres, como se a passada fosse uma habilidade funcional a ser aprendida, como caligrafia ou tocar um instrumento.

A verdade que uma passada efetiva no pode ser obtida simplesmente pensando nisso. Para correr com suavidade, com eficincia e sem leses, voc precisa desenvolver a habilidade de seu corpo. Voc tem que treinar correr bem, assim como precisa treinar correr mais rpido. Aqui est o porqu:

Verdade #1:

Seu sistema neuromuscular instintivamente encontra a maneira mais eficiente de mover seu corpo nico e especfico. Seu corpo sabe como corre melhor. Estudos mostram que qualquer tentativa de alterar esse "caminho de movimento preferido" reduz a economia de corrida. At mesmo pensar em sua passada faz com que voc corra menos eficientemente.

Verdade #2:

Embora sua mente e corpo encontrem seu caminho preferido e mais eficiente, esse caminho construdo com base no que seu corpo capaz de fazer hoje. E voc no quem est destinado a ser ou quem foi. Depois de anos de estilo de vida que, na maioria das vezes, no so propcios para manter a flexibilidade, postura, equilbrio e os pontos fortes que permitem os melhores padres de movimento para nossos corpos, estamos todos comprometidos. E assim esto nossas passadas.

Combinadas, essas verdades significam que tentar mudar sua forma de correr pensando nisso quase sempre terminar com uma passada menos eficiente, se no em um desastre tremendamente perigoso. Muito provavelmente voc no conseguir criar nenhuma alterao que dure mais do que alguns passos focados.

Tire a passada e a aterrissagem muito frente do seu corpo, que resultam em frenagem, batida do p no cho e todos os tipos de estresse dos ps e pernas. Quem olha para a passada concorda que esse padro prejudicial e sugere maneiras de reduzi-lo.

No entanto, no aumentamos a passada em excesso simplesmente porque usamos tnis excessivamente pesados e aprendemos maus hbitos de aterrissagem dos ps. Depois de anos de sedentarismo, nossos flexores do quadril esto encurtados e excessivamente rgidos e nossos glteos, que deveriam estar empurrando as pernas para trs com potncia, esto fracos e dormindo. Muitos de ns somos incapazes de estender nossas pernas para trs, e sem essa capacidade, fazemos a nica coisa que podemos: estend-las para a frente e puxar.

Nenhuma quantidade de sugestes ou pensamentos pode corrigir isso. Tentar pousar em seu ante p ou aumentar sua taxa de passos com quadris comprometidos resulta em uma passada ineficaz e empinada que ainda fica frente de seu corpo. Mesmo que tenhamos flexibilidade suficiente para forar um novo padro, nos falta a resistncia postural e os hbitos neuromusculares para mant-lo ao longo da corrida.

A nica maneira de reduzir o tamanho excessivo da passada melhorar a mecnica dos quadris. Voc precisa alongar e aumentar os flexores do quadril. Voc precisa recrutar e fortalecer seus glteos. Voc precisa usar o rolo de espuma e fazer outros tipos de massagem para eliminar as restries e permitir a mobilidade total. Voc precisa fazer educativos para praticar sua amplitude completa e efetiva de movimento e dar ao seu sistema neuromuscular a chance de sentir suas novas foras e criar novos padres.

O que voc no precisa gastar muita energia mental tentando treinar sua marcha. "No h muito ensino pedaggico passo-a-passo", disse Bobby Mcgee, treinador de elite de Boulder, sobre melhorar a forma de correr. "Voc foca na amplitude de movimento, nos dficits de fora, faz educativos para fornecer o equilbrio, o ritmo e a habilidade, e ento eles se movem organicamente para a forma de correr de que eram capazes quando no tinham restries do ambiente".

No uma soluo rpida nem uma sugesto mgica que iro transform-lo em uma sesso. Leva tempo. preciso trabalho. Mas o nico caminho. E vale a pena. Voc estar apto a correr mais suave, mais fcil e mais longe do que voc imagina agora.

Para saber mais sobre como sua mente e corpo criam sua passada nica, e detalhes sobre o que pode fazer para melhor-la, confira o livro de Jonathan Beverly, Your Best Stride.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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