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Meb Keflezighi e o segredo do sucesso na maratona
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segunda-feira, 15 de julho de 2019 - 12:08
meb keflezighiQuando Meb Keflezighi terminou sua primeira maratona em Nova York em 2002, seu primeiro pensamento foi o mesmo que os maratonistas de primeira viagem tm: "No quero mais fazer isso de novo."

Tambm como a maioria dos maratonistas de primeira viagem, ele se viu na linha de largada de outra maratona (Chicago) menos de um ano depois. E outra, e outra, at finalmente ter corrido 26 maratonas em 15 anos, ganhando Nova York, Boston e uma medalha de prata olmpica ao longo do caminho.

Logo cedo, durante este empreendimento, Keflezighi diz que "decidiu ser um estudante do esporte". Ele aplicaria o que aprendeu em cada prova s provas futuras, o que consequentemente lhe permitiu estimar a preparao fsica e a fortaleza mental necessrias para se tornar um dos melhores maratonistas do mundo - e quatro vezes olmpico.

Keflezighi enfatiza a importncia da sua educao para aprender o valor da preparao. Keflezighi era um refugiado da Eritreia e mudou-se para os Estados Unidos com seus pais e irmos em 1987. "Meus pais me ensinaram que a chave da vida a educao, a chave para a vida a preparao. No sou o cara mais talentoso, mas tento trabalhar duro e fazer as coisas da maneira certa.", diz ele.

O que isso significa na corrida? Keflezighi no depende de talento ou sorte, mas confia em seu treinamento. Como exemplo, ele diz que se algum lhe pedisse para correr uma meia maratona no ritmo de trs minutos agora, ele sofreria. Mas daqui a um ms ou dois? Pode vir. "Acredito no processo, acredito no treinamento", diz ele. Ele sabe exatamente o tipo de exerccios - intervalos, tempo-runs, longes, aceleraes - necessrios para ter sucesso em uma certa distncia e ritmo e sabe que no pode ter sucesso sem seguir diligentemente o processo.

"Todos ns temos que nutrir esse corpo que temos. Se treinar consistentemente, terei bons resultados.". Esses resultados so previsveis e consistentes. Keflezighi completou 19 de suas 26 maratonas entre 2:08 e 2:14 e 8 delas entre 2:09 e 2:10. "Sou a mesma pessoa, ento no espero ficar fora da curva se fizer o processo corretamente.", diz ele.

A consistncia tambm necessria na nutrio. Alm de encontrar alimentos que funcionavam para ele, Keflezighi se pesava quase todos os dias quando estava competindo. "Eu levava a balana comigo quando viajava. A eficincia importante e eu sabia o que eu tinha que pesar para ser eficiente.", lembra ele.

Esse peso de corrida de 55 quilos para um Keflezighi de 1,65 m. Ele diz que pesava isso mesmo nas Olimpadas do Rio, apesar de brincar com sua esposa que, devido ao fato da prova no Rio ser como frias em famlia, ele iria ganhar 22 quilos e aparecer na linha de largada parecendo um Stay Puft Marshmallow Man junto aos melhores maratonistas do mundo.

Keflezighi se aposentou da corrida competitiva em 2017, depois de correr na maratona de Nova York pela dcima primeira vez. Ele agora trabalha em tempo integral como embaixador para seus patrocinadores e como embaixador geral da corrida. Ele tambm o fundador da Fundao MEB, que financia programas que promovem o condicionamento fsico e outras escolhas positivas de estilo de vida para crianas. "No estou competindo, mas ainda estou mais ocupado do que nunca. As pessoas ainda querem me ver, seja numa corrida de 5 minutos por quilmetro de pace ou em uma palestra.", diz ele.

"Estou honrado de estar nesse pedestal e estou honrado que as pessoas queiram aprender com o que fiz bem e com o que fiz de errado.", diz ele. Uma maneira pela qual ele passou essas lies foi ao escrever seu novo livro, "26 Maratonas: O que aprendi sobre F, Identidade, Corrida e Vida na minha Carreira de Maratonista". Keflezighi escreveu o livro com Scott Douglas (que tambm foi coautor de Keflezighi no best-seller de 2015 do New York Times "Meb para mortais: Como Correr, Pensar e Comer como um Maratonista Campeo").

No livro "Em 26 maratonas", Keflezighi narra suas provas e suas respectivas lies. As corridas so apresentadas cronologicamente, cada uma com seu prprio captulo, com os grandes tpicos como tema do captulo. Por exemplo:
  • Olimpadas 2004: A experincia no tudo. Acredite em suas habilidades e confie na sua preparao.

  • Nova York 2005: Pequenas vitrias pessoais podem mostrar que coisas ainda maiores so possveis no futuro.

  • Boston 2010: melhor estar 90% pronto e chegar linha de largada do que entrar em pnico ou em overtraining e ser incapaz de comear a prova.

  • Boston 2014: Todos ns temos nosso dia quando tudo encaixa. Se voc reconhecer quando isso est acontecendo, pode produzir algo maior que voc mesmo.

  • Nova York 2014: A Me Natureza e outras foras fora de seu controle sempre sero um fator, mas voc no pode deix-las arruinar sua prova.
Keflezighi escreveu no prefcio do livro: "Espero que este livro inspire voc a correr para vencer dentro das suas possibilidades, na corrida e na vida."
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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