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Joelhos de corredores falham mais que os de não corredores?
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sexta-feira, 8 de outubro de 2021 - 18:59
runner kneesPrimeiro, as más notícias. Um novo modelo sofisticado mostra que se você começar a correr aos 23 anos e correr menos de 3 quilômetros por dia, há 98 por cento de chance de seus joelhos falharem aos 55 anos. Agora, a boa notícia: isso não acontece na vida real. Na verdade, como eu e muitos outros apontamos repetidamente, as evidências sugerem que correr é, na pior das hipóteses, neutro, e possivelmente até útil, para a saúde dos joelhos a longo prazo. Portanto, a verdadeira questão - e é interessante - é por que os joelhos dos corredores não falham mais do que a média.

O problema básico é que a cartilagem, o material gelatinoso que absorve o choque entre os ossos da articulação do joelho, não possui vasos sanguíneos ou nervos. Por esse motivo, geralmente é considerado inerte e incapaz de se reparar. Ao longo de uma vida inteira de carga, ele gradualmente se desgasta até que os ossos se choquem uns contra os outros. Essa é a osteoartrite do joelho, o problema articular mais comum nos Estados Unidos, que afeta cerca de 10% dos homens e 13% das mulheres com mais de 60 anos.

Nos últimos anos, porém, houve uma reversão da visão de que a cartilagem é apenas um tecido inerte. Em 2006, um pesquisador de bioengenharia chamado Bahaa Seedhom levantou a hipótese de que a cartilagem poderia realmente responder e se adaptar às tensões impostas pelas atividades do dia-a-dia, uma ideia que ele apelidou de "condicionamento da cartilagem". Na verdade, ele sugeriu que a falta de estresse nas articulações pode explicar por que pessoas sedentárias desenvolvem osteoartrite de joelho. Mais recentemente, o pesquisador da Universidade da Califórnia Davis, Keith Baar, sugeriu que os tecidos conjuntivos, incluindo a cartilagem, têm habilidades de autorreparação que podem ser acionadas pela combinação certa de exercícios e dieta alimentar.

Um novo estudo no jornal de livre leitura PeerJ, do biomecânico Ross Miller, da Universidade de Maryland, e sua ex-aluna de doutorado Rebecca Krupenevich, explora como esses vários fatores podem se unir para explicar por que os corredores não acabam todos em cadeiras de rodas. é um estudo de modelagem que combina as propriedades medidas da cartilagem e as forças envolvidas na corrida e caminhada para prever quando os joelhos devem falhar com e sem a existência de habilidades de autorreparação e adaptação na cartilagem. Conclusão: há boas razões para pensar que, como tantas outras partes do seu corpo, sua cartilagem realmente fica mais forte quanto mais você a usa.

Em essência (ou seja, passando por cima de alguns milhares de palavras de detalhes e um monte de equações), o estudo envolveu as seguintes etapas:
  1. Analisar a marcha de 22 voluntários durante a caminhada e a corrida, a fim de calcular as forças e cargas na cartilagem do joelho. Os resultados sugerem que correr coloca pelo menos duas vezes mais pressão sobre a cartilagem do que caminhar.

  2. Fazer uma estimativa de quantos ciclos de carga (ou seja, etapas) a cartilagem de um joelho pode suportar, usando as cargas calculadas na etapa 1 junto com os dados de testes mecânicos realizados em cartilagem de vaca.

  3. Calcular quanto tempo levará para um joelho falhar, supondo que você caminhe 3,7 milhas (6 quilômetros) por dia ou caminhe 1,9 milhas (3 quilômetros) e corra 1,9 milhas por dia.

  4. Refazer os cálculos assumindo que a cartilagem do joelho tem a capacidade de se adaptar (ficar mais forte para que cada ciclo de carga subsequente cause menos danos) ou se reparar (reverter o dano causado por ciclos de carga anteriores).

  5. Comparar os resultados com a realidade e ver o que parece mais razoável.
Se você considerar a condição de caminhar apenas, supondo que você comece com uma cartilagem saudável aos 23 anos, o modelo prevê uma chance de 36 por cento de falha no joelho aos 55 anos se a cartilagem não conseguir se adaptar nem se reparar. Se você adicionar alguma habilidade de autorreparação, a probabilidade cai para 13 por cento. De acordo com os pesquisadores, isso está mais ou menos em linha com os dados da vida real sobre a frequência com que adultos não obesos sem lesões nos joelhos acabam desenvolvendo osteoartrite do joelho, o que nos dá alguma confiança de que o modelo é plausível.

O cenário é mais sombrio para a corrida: 98% de chance de falha no joelho aos 55 anos. Mesmo se você ajustar o modelo para que a cartilagem possa se autorreparar, a probabilidade ainda é de 95%. Isso não é consistente com a vida real. A única maneira de obter números razoáveis é presumir que a cartilagem também pode se adaptar, provavelmente graças à capacidade das células da cartilagem de sentir a pressão mecânica imposta pela corrida. O modelo incorpora três formas de adaptação: cartilagem mais espessa, cartilagem mais elástica e osso mais espesso que espalha a carga por uma área mais ampla. Se você tentar ajustar os parâmetros de qualquer uma dessas formas de adaptação, terá que fazer mudanças loucamente irrealistas para obter os resultados desejados. Mas se você assumir uma combinação de mudanças modestas e realistas para cada um dos três tipos de adaptação, a probabilidade de fracasso cai para menos de 13 por cento, correspondendo ao cenário apenas de caminhada.

Existem algumas evidências de que a corrida pode de fato causar uma adaptação positiva tanto na cartilagem do joelho quanto no osso. Mas é inconsistente, na melhor das hipóteses. Nesse ponto, o condicionamento da cartilagem permanece uma hipótese. Ainda assim, Miller acredita que é a explicação mais provável para os joelhos estranhamente saudáveis de corredores de longa data, mesmo que apenas por processo de eliminação. Caso contrário, ele diz, você teria que concluir que ou nossa cartilagem é virtualmente indestrutível ou que correr coloca muito menos carga sobre ela do que nossos cálculos atuais sugerem. Mas todos os dados de laboratório sobre pedaços isolados de cartilagem, que não podem se adaptar ou se reparar porque seu dono está morto, sugerem que a cartilagem se desgasta com o passar dos anos ou décadas. E temos várias linhas de evidência independentes que confirmam as estimativas de cargas de cartilagem durante a corrida, incluindo implantes de joelho com sensores neles.

A lição mais fácil aqui é a mesma que tiramos de todos os estudos observacionais que mostram que os corredores têm joelhos geralmente saudáveis: continue correndo e não se preocupe se estiver "gastando" as articulações. (Você também não está esgotando seus batimentos cardíacos, apenas para registrar). A questão mais complicada é o que acontece se você desenvolver osteoartrite do joelho, o que acontece com muitas pessoas, corredores e não corredores, especialmente se eles sofreram lesões agudas no joelho quando eram mais jovens. Se colocar carga na articulação realmente desencadeia adaptações de cartilagem positivas, esse é um argumento a favor de continuar correndo até o ponto que os sintomas permitirem, em vez de mudar completamente para atividades sem carga, como nadar. Como escrevi alguns anos atrás, há algumas evidências de que correr não parece acelerar a progressão da osteoartrite existente. Mas essa ainda é uma grande questão em aberto, e espero que pesquisadores como Miller continuem a explorar.
Traduzido do site OutSideOnLine.com

Fonte: OutSideOnLine.com

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