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7 erros a evitar antes do início da sua prova
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quinta-feira, 12 de setembro de 2019 - 07:26
runner wallNão demorou muito tempo para eu descobrir como sabotava minha corrida de qualificação para a Maratona de Boston. Na verdade, descobri isso enquanto ia nos últimos 10 quilômetros da corrida: decidi entrar num grupo que corria num ritmo muito mais rápido que o meu alvo.

Todos nós já fizemos isso. Você termina uma prova com um resultado muito abaixo das expectativas e se repreende: "No que eu estava pensando? Eu sou melhor que isso!"

Infelizmente, a tensão do dia da prova às vezes faz com que nosso discernimento decaia, obrigando-nos a agir de maneiras que podem sabotar totalmente nossas provas. Mas essa tensão não precisa levar o melhor de nós. Reconhecer (e evitar) alguns dos erros clássicos que os corredores cometem nas horas cruciais antes do tiro de largada ajuda a dominar as vibrações negativas que tendem a ser problemáticas no dia da prova.

Não deixe que esses problemas estraguem todo o seu trabalho e dedicação para correr no seu melhor.

Tentar uma nova bebida/comida: você bebe um smoothie pré-corrida novo e nunca antes testado porque ouviu alguém na exposição falando sobre como isso os ajudou a registrar um recorde pessoal. Misturado com a tensão, você vai ao banheiro várias vezes antes do tiro de largada.

Equipamento novo: você decide usar um novo par de tênis - novamente, talvez porque você os tenha comprado barato na exposição. Esses novos tênis ajudam a desenvolver uma nova bolha antes mesmo da prova começar.

Ansiedade nas mídias sociais: você percorre o seu feed do Strava para ver todos os seus amigos rápidos e seus incríveis momentos recentes. Bom para eles, mas você esmaga sua confiança (e possivelmente seu ego) comparando-se a outros corredores ou amigos em vez de correr sua própria prova.

Exagerar no aquecimento: isso é para as maratonas e meias de cidade grande: você se inspira nos atletas de elite que realizam sua rotina de aquecimento na linha de partida e decide tentar. (Veja os sprints que eles dão para se preparar!) Em vez de se sentir preparado para correr, você estira um músculo.

Sair rápido demais: você se alinha num curral [NT: Separação dos corredores por ritmo, existente nas provas] mais rápido, pensando que isso o ajudará a passar melhor pelas multidões no início. Você acaba rodando 1 minuto por quilômetro mais rápido que o ritmo-alvo e se pergunta por que está quebrando antes do meio da prova.

Não verificar a temperatura: você olhou para a previsão na noite anterior, mas esquece que o tempo pode mudar drasticamente da noite para o dia. Por causa disso, você esqueceu de levar equipamentos diferentes e vai largar com muitas (ou muito poucas) camadas de roupa.

Diminuir as expectativas no dia da corrida: todos nos sentimos ansiosos, mas você se diverte dizendo a seus amigos e familiares por que não está indo bem. Surpresa! Você não corre o seu melhor.
Traduzido do site RunnersWorld.com

Fonte: RunnersWorld.com

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Copyright - Marcelo Coelho