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Dormir pode te ajudar a queimar gordura



segunda-feira, 8 de maio de 2017 - 14:48
runner sleepingFala, galera! Quase todos ns que praticamos a corrida gostaramos de melhorar a nossa composio corporal, principalmente o percentual de gordura, n?

Pois , a matria que traduzo hoje, do sempre excelente site WomensRunning trata sobre o tema, informando-nos que uma das providncias que devemos tomar para nos auxiliar nesse processo ... dormir! No incrvel? Mas claro que no s isso, do contrrio o Garfield no seria gordo! mrgreen

Claro que vrios outros fatores contam na composio corporal. Entretanto, a qualidade do nosso sono um dos mais negligenciados! E nunca demais lembrar aquilo que quem pratica atividade fsica j sabe: o ganho corporal acontece no s no treino, mas principalmente no descanso!

Na verdade, a questo no dormir mais (aaaaahhhhh, droga! mrgreen) mas dormir melhor!

Por tudo isso, creio que vale muito a pena dar uma lidinha e ver como nosso sono pode nos ajudar. Vamos l?
A maioria dos conselhos de perda de peso pode ser resumida a estes dois: Comer menos e mais exerccio. Embora ambos sejam importantes, muitas vezes esquecemos o terceiro pilar crucial que afeta nosso peso: o sono.

Hoje em dia, em tempos de fome mundial por tempo, dormir o suficiente raramente est no topo de qualquer lista, muito menos relacionado a nossos objetivos de perda de peso. Um impressionante e conclusivo corpo de pesquisas mostra que o sono pode ser o componente faltante na aptido fsica e na dieta de muitos povos.

O sono tem um impacto surpreendente sobre o que comemos e quanto, a gordura que temos e onde a armazenamos, e a quantidade de msculo que temos e podemos continuar a construir. Aqui vai uma explicaes sobre os motivos (s vezes surpreendentes) pelos quais conseguir um sono adequado essencial para alcanar e manter um peso saudvel.

O sono impacta hormnios que nos ajudam a comer e se exercitar

1. Leptina e grelina
O sono afeta vrios hormnios em seu corpo que se relacionam diretamente ao ganho de peso e perda - os mais importantes so a leptina e a grelina. Leptina (produzida pelas clulas de gordura do seu corpo) suprime a fome; Grelina (liberado pelo seu estmago) aumenta. A falta de sono no s reduz seus nveis de leptina, tornando mais difcil para voc se sentir saciado, como aumenta seus nveis de grelina - fazendo voc sentir mais fome, especialmente por alimentos ricos em carboidratos. Quando voc est bem descansado, sentir menos fome e queimar mais calorias, porque seu corpo no vai ret-los sem necessidade, tornando a perda de peso muito mais fcil.

2. Cortisol
Quando no dormimos o suficiente, nossos corpos produzem mais cortisol - comumente conhecido como hormnio do estresse. Nveis elevados de cortisol reduzem o metabolismo, prejudicam a capacidade do seu corpo para construir massa muscular e fazem com que seu corpo quebre a protena em glicose (acar). Qualquer excesso de glicose ento armazenado como - voc adivinhou - gordura. Altos nveis de cortisol so especificamente ligados gordura visceral (barriga), muitas vezes a gordura mais teimosa do corpo. Nveis consistentemente elevados de cortisol tambm nos deixam vulnerveis resistncia insulina, um precursor da diabetes e da obesidade.

3. Hormnio do Crescimento
Durante o sono, nossos corpos liberam hormnios de crescimento que ajudam nossas clulas a se regenerar, se reproduzir e crescer. Isso essencial para que qualquer regime de exerccios funcione corretamente, de correr a andar de bicicleta, de halterofilismo a yoga. O exerccio cria pequenas rupturas no tecido muscular, e ter um sono adequado fornece a seu corpo os hormnios de que ele necessita para reparao e crescimento muscular.

O sono melhora o desempenho atltico

Exerccio faz sentido para perda de peso; Conforme se exercita, voc quase pode visualizar-se queimando essas calorias. mais difcil sentir o impacto imediato de descansar o suficiente, mas muito importante para certificar-se de que seu exerccio faz uma diferena real.

Quando voc est cansado, no pode colocar tanta energia em seu treino, queimar menos calorias e construir menos msculos, mesmo que parea que voc est dando duro. Por outro lado, quando voc est totalmente descansado, capaz de se exercitar mais e mais, levando ao crescimento muscular e uma maior taxa metablica.

O sono adequado tambm estimula o seu desempenho para tarefas que requerem foco intenso e funo cognitiva, como tempo de reao e coordenao mo-olho - essenciais para quem prefere se exercitar praticando um esporte.

O sono melhora seu controle do impulso

Um estudo da Universidade de Columbia e do St. Luke's-Roosevelt Hospital Center descobriu que as pessoas cansadas mostram uma ativao aumentada no crtex insular - regio do crebro que regula os comportamentos de busca de prazer. Quando voc est mal descansado, mais provvel que voc busque recompensa imediata. Onde voc pode encontrar esse "sentir-se bem" instantaneamente? O estudo mostra que a maioria das pessoas se volta para a alimentao.

Os pesquisadores descobriram que alimentos insalubres ativavam aquela regio mais que alimentos saudveis. Estar pouco descansado torna-nos mais suscetveis a desejos por "junk food" (isso pelo fato de nossos nveis atuais de leptina e grelina j nos fazerem sentir mais famintos em geral).

Agenda do sono se correlaciona com a porcentagem de gordura corporal

De acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Health Promotion, a quantidade de sono que recebemos cada noite e quando dormimos pode afetar a quantidade de gordura que temos em nossos corpos. O estudo acompanhou 300 estudantes universitrios do sexo feminino com idades entre 19 e 26, e descobriu que as mulheres que seguiram uma rotina de sono regular (com diferena mxima de 60 minutos para mais ou para menos) tinham uma percentagem mais baixa de gordura corporal do que aquelas cujas horas de sono variaram em 90 minutos; Quanto maior a variao no sono, maior a diferena na gordura corporal.

As mulheres que acordavam ao mesmo tempo todas as manhs (incluindo fins de semana) apresentavam a menor gordura corporal, assim como as mulheres que dormiam mais em geral - entre 8 e 8,5 horas por noite.

Os pesquisadores ainda no sabem exatamente por que nossos horrios de sono afetam a gordura corporal, mas estes resultados correlacionam-se com outros estudos que sugerem que queimamos mais calorias, perdemos gordura mais facilmente e somos menos propensos a um lanche tarde da noite quando estamos bem descansados. Isso para no mencionar o fato de que tambm queimamos calorias durante o sono - um argumento slido para ir dormir logo!

s vezes, menos mais

tentador pensar que se no estamos vendo os resultados que queremos, precisamos fazer mais - correr mais na esteira, planejar mais as refeies, mais ioga. Nossa sociedade at elogia o conceito de dormir menos para fazer mais, evidenciado por ditos populares como "vou dormir quando estou morto" e o mais recente "voc s vive uma vez"!). A verdade que s vezes voc precisa fazer menos, a fim de realizar mais.

Voc pode colocar todos os seus esforos em se exercitar regularmente, cozinhar refeies saudveis e trabalhar duro para manter um peso saudvel, mas se voc nunca parar para descansar, seus esforos sero em vo. A pesquisa mostrando como o sono afeta nossos hormnios, apetite e desempenho atltico atraentes para que "percamos" mais tempo em nossas vidas ocupadas com o sono adequado. Quando se trata de perder e manter o peso, "levar a vida leve" pode realmente ser mais benfico do que empurrarmo-nos para o limite.

Se voc j est seguindo uma dieta saudvel e rotina de exerccios e ainda no est vendo os resultados de peso que quer, considere fazer um pouco menos. Torne prioridade ter um sono adequado a cada noite, em um calendrio consistente, para dar seu corpo o apoio que precisa para ter sucesso.
E ento, gostou? Quero "ouvir" seus comentrios nos locais onde esse texto ser publicado! mrgreen

Abraos e beijos a todos!

Fonte: Coelho de Programa (traduo)

Leia mais sobre: corrida, sono, percentual de gordura, leptina, grelina, dormir, sono, cortisol

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