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Dicas para enfrentar os longões



segunda-feira, 30 de outubro de 2017 - 10:17
corredorFala, galera! Depois de um longo e tenebroso inver... mentira, Brasília tá parecendo o Senegal de tanto calor! mrgreen

Quem já treinou pra uma maratona sabe: Dá o maior frio na espinha quando vemos na planilha um treino de 30 km, princialmente quando é o primeiro. Eu tive altas dúvidas: se daria conta, como seria a recuperação... isso tudo pode dar um pouco de medo (eu fiquei).

Pois bem, a matéria de hoje, que traduzi do excelente site WomensRunning, traz para nós algumas dicas de como encarar esses treinos numa (mais ou menos) boa!

Vamos dar uma lidinha?
Vamos enfrentar a realidade: o treinamento para uma corrida de longa distância é difícil. As corridas longas, a quantidade de tempo que você investe, o preço que seu corpo paga... alguns dias, parece que você nunca poderá superar aquela corrida de 30 km que levará quatro horas para completar. Eu mesmo acabei minha primeira maratona e sei exatamente o que você está passando. Durante meu treinamento, recebi algumas contribuições dos corredores experientes e descobri algumas dicas por mim mesmo ao longo do caminho que me ajudaram a superar as corridas difíceis. Se você está treinando para seus primeiros 5K ou é um maratonista experiente, essas dicas práticas o ajudarão a seguir com seu treinamento quando você se deparar com dias difíceis.

Fácil Como 1, 2, 3 ...

Quando as coisas ficam difíceis e você começa a ir para aquele lugar escuro em sua mente, você precisa de uma maneira de escapar. A melhor coisa a fazer é começar a contar até 100. Pense nisso como uma distração que irá ajudá-lo a se acalmar e não pensar sobre a quantidade de tempo que você deixou ou a dor que está experimentando. Quando chegar a 100, comece a contar para trás. Quando você voltar a zero, faça uma rápida reavaliação. Você pode achar que está se sentindo muito melhor e está pronto para assumir o resto do seu longão.

Fracione o treino

corredoresQuebre sua corrida em seções. Eu fiz a maioria das minhas corridas longas na mesma trilha, especialmente quando comecei a correr distâncias superiores a 20 km. Descobri rapidamente que havia um bebedouro e um banheiro a cada três quilômetros ao longo da trilha. Eu dividia a distância dos meus longos em pedaços de 3 quilômetros. Três quilômetros a menos em uma corrida de 30 quilômetros podem parecer pouco, mas ao longo do tempo, eles somam. Quando cheguei à marca de 10 quilômetros, sabia que eu estava a um terço do caminho e poderia me distrair com algumas matemáticas simples para descobrir quantos quilômetros eu havia corrido. Encontre o que funciona melhor para você e comece a tomar nota de marcadores de quilômetros visíveis em suas corridas.

Aprecie a jornada

A mesma pessoa que me disse para contar também me disse para usar o tempo para refletir sobre minha jornada e sorrir a cada quilômetro. Pessoalmente, só corro consistentemente há cerca de um ano e meio. Usar o tempo para refletir sobre o quão longe eu vim, os obstáculos que venho superando e a alegria que a corrida me traz realmente me ajudaram a superar esses dias de 30 quilômetros. Tente refletir sobre sua própria jornada e veja como isso ajuda você a continuar.

Faça planos pós-corrida

Faça planos para depois da sua corrida. Isso não só irá motivá-lo a sair de casa naquelas manhãs frias e escuras como te deixará entusiasmado com o que acontecerá quando você completar sua corrida. Eu agendo shows ou aventuras divertidas com os amigos depois dos meus longões. Esses planos me obrigam a me levantar a tempo, sair de casa e voltar em tempo para me preparar. Isso também significava que eu tinha que ter uma comida maravilhosa quando eu terminasse. É tudo sobre incentivo, certo?

Aí estão algumas maneiras práticas de ajudá-lo a superar o seu longão naqueles dias em que você não tem certeza de como chegará ao fim. Saiba que você não está sozinho naqueles dias difíceis. Todos já estivemos lá: os dias em que só podemos pensar sobre quão doloroso é cada quilômetro, ou quando começamos a questionar por que corremos em primeiro lugar. Os dias difíceis, corridas e momentos passarão. Espero que essas coisas simples ajudem você a passar por eles e voltar para uma corrida mais feliz. Lembre-se sempre de que você é durão e use isso no seu treino e na linha de partida da sua corrida!
Aproveito para informar que tenho o prazer de anunciar uma novidade no Coelho de Programa (que cada vez mais vai sendo direcionado pra virar um site de corrida): o BoraCorrer!

O BoraCorrer é um site que vai juntar todas as corridas de Brasília e Entorno num só lugar pra você, corredor de Brasília, nunca mais perder uma prova porque não sabia... mrgreen Mas ATENÇÃO: o site só registra as provas de Brasília e Entorno, ok?

Clique aqui e faça seu cadastro djá!

Aproveite e divulgue para seus amigos!

Aguardo também dúvidas, críticas e sugestões sobre como tornar o site melhor, ok?

Abraços e beijos a todos! mrgreen

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: corrida, longão

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