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Corrida melhora a sua saúde, comprova a ciência
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quinta-feira, 3 de dezembro de 2020 - 09:12
runnersSe você quer se exercitar, correr é um excelente exercício para todos as finalidades. Além de ser um exercício cardiovascular, você também trabalhará todos os grupos musculares, das pernas ao core, a parte superior das costas e muito mais. Estudos têm demonstrado que a inatividade pode ser prejudicial à saúde, levando ao desenvolvimento de doenças crônicas, tais como doenças cardiovasculares, e até morte precoce. A boa notícia, entretanto, é que você não precisa ser um maratonista para colher os benefícios de se tornar um corredor.

Benefícios comprovados da corrida

Como afirmado acima, embora a corrida possa não parecer um treino de corpo inteiro, você cobrirá todos os principais grupos musculares durante um treino e, se estiver fazendo todo o trabalho suplementar sugerido para corredores, você poderá para construir uma base sólida em poucos meses.

Além de ser capaz de propiciar um treino de corpo inteiro, o impacto geral no corpo atinge mais do que apenas os músculos. Na verdade, está comprovado que correr retarda o envelhecimento. Um estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford acompanhou 500 corredores idosos por mais de 20 anos, observando que quanto mais tempo eles permaneciam ativos, menor a probabilidade de morte precoce.

Além disso, correr pode afetar positivamente sua qualidade de sono (o que pode parecer contraditório, mas continue conosco) e seu humor em geral. Na verdade, um estudo descobriu que quando os adolescentes corriam por 30 minutos pela manhã antes da escola, seu funcionamento psicológico melhorava e o nível de sonolência diminuía. Esses dados se aplicam a todo mundo. Você não precisa correr longas distâncias diariamente para colher os benefícios. Apenas meia hora algumas vezes por semana pode ajudar a melhorar sua saúde mental e as chances de uma noite de sono melhor.

Mesmo 5 minutos ajudam

Se você não tem os 30 minutos mencionados acima para correr, temos algumas novidades para você: Você pode correr ainda menos e ainda assim reduzir o risco de morte prematura. Está tudo em um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology que analisou a corrida lenta e seu efeito na mortalidade.

"Correr de 5 a 10 minutos por dia em velocidades lentas", concluem os autores do estudo, "está associado a riscos marcadamente reduzidos de morte por todas as causas e doenças cardiovasculares".

O estudo analisou um grupo de mais de 55.000 adultos com idades entre 18 a 100 anos, composto em cerca de 25% de corredores. Esses adultos foram estudados por cerca de 15 anos e sua saúde e, infelizmente, as mortes, foram avaliadas. Os autores descobriram que a população de corredores na verdade ganhou cerca de 3 anos em sua expectativa de vida.

Além disso, foi especificamente observado que "os benefícios de retardo da mortalidade em corredores foram semelhantes em 20% de tempo de corrida, distância, frequência, quantidade e velocidade, em comparação com não corredores. " É claro que aqueles que corriam regularmente - chamados de 'corredores consistentes' - receberam a maioria dos benefícios para a saúde, mas isso apenas mostra que foi cientificamente comprovado que qualquer quantidade de corrida pode prolongar sua vida.

A arte de correr

Então, você está convencido: você quer se tornar um corredor. Por onde você começa? Bem, graças ao estudo discutido acima, basta programar um cronômetro para dois minutos e meio e correr pela rua. Assim que o cronômetro desligar, corra de volta ao ponto de partida e você completou a primeira de muitas corridas de sua vida prolongada.

Existem alguns princípios básicos a serem considerados, como usar o equipamento certo - recomendamos visitar sua loja de corrida local para comprar o par certo de tênis feito por um especialista - e aprender sobre o trabalho suplementar, também mencionado acima. Isso deve incluir um plano de recuperação adequado assim que você começar a correr distâncias mais longas, bem como alongamento e exercícios regulares de força para trabalhar os músculos que não foram exercitados no dia a dia durante as corridas. Conforme avança, você pode variar seus treinos adicionando trabalho de velocidade e corridas longas. No início, porém, apenas sair regularmente nas ruas, trilhas ou pistas para construir uma base sólida deve ser seu foco.

Se você não sabe por onde começar, peça aos funcionários da loja de corrida local para conectá-lo a outros corredores ou faça o download do MapMyRun. Isso não apenas ajudará a dar a você uma dose adicional de motivação e fornecer uma maneira de descobrir novas rotas de corrida em sua área, mas você também encontrará sua equipe de corredores para tirar dúvidas e treinar por muitos anos.
Traduzido do site MapMyRun.com

Fonte: MapMyRun.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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