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Como a corrida afeta seu sistema imunológico
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sexta-feira, 22 de maio de 2020 - 14:25
runner immune systemEstamos encontrando consolo registrando quilômetros, mas o que isso significa para nossa saúde?

A situação atual muda muito rapidamente. Para obter as informações mais atualizadas, entre em contato com as autoridades de saúde locais e use recursos como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) regularmente.

Se você está pronto para combater a febre do confinamento e acalmar os ecos da quarentena em sua cabeça, não está sozinho. Parece que, com academias e estúdios de ginástica fechados, mais pessoas estão se voltando para a corrida, dando a entender que o nosso é o esporte de distanciamento social perfeito.

E não há dúvida de que a corrida traz benefícios à saúde. O exercício regular, como correr, mantém seu coração saudável, ajuda a perder peso ou mantê-lo saudável e é uma maneira perfeita de aliviar o estresse, o que, francamente, é extremamente importante no momento.

Quando se trata de servir de suporte a um sistema imunológico saudável, os especialistas concordam que a corrida traz benefícios a longo e a curto prazo. O que está em debate, no entanto, é se o exercício pode deprimir o sistema imunológico, tornando o atleta mais suscetível à infecção após um treino.

O que a corrida realmente faz ao seu sistema imunológico?

É importante entender que os pesquisadores analisam o efeito do exercício no sistema imunológico a curto prazo (uma única sessão de exercício) e a longo prazo (dias, semanas, meses e anos de exercício regular), explica o fisiologista do exercício James Turner, Ph.D., professor sênior da University of Bath, no Reino Unido, especialista em imunobiologia.

Quando você começa a se exercitar, sua frequência cardíaca aumenta devido à adrenalina e mais sangue se movendo pelo seu corpo. Seu corpo mobiliza certos tipos de glóbulos brancos - as células do sistema imunológico do seu corpo - para se apressar e combater possíveis patógenos.

"Alguns segundos depois de começar a se exercitar, suas células imunológicas aumentam, dobram, triplicam e algumas até dez vezes", diz Turner. Cerca de 10 a 15 minutos após o término do treino - intensidade baixa ou alta -, a contagem de células volta ao normal. Mas Turner diz que essas células imunológicas diminuem para níveis abaixo do normal - algumas vezes pela metade ou mais - por horas antes de retornar ao nível normal de referência.

Isso se chama "janela aberta", diz Caroline Jouhourian, MD, gastroenterologista do Lowell General Hospital em Lowell, Massachusetts. E até recentemente, era amplamente aceito que durante essa janela aberta, o sistema imunológico era deprimido, deixando as pessoas mais suscetíveis à infecção.

Mas o que pesquisadores, incluindo Turner e seu colega John Campbell, Ph.D., descobriram é que essas células imunológicas não desapareceram durante aquela janela aberta, elas estão fora da corrente sanguínea à procura de infecção - ou seja, diz Turner, o que eles deveriam estar fazendo. Esse processo é chamado de vigilância imune, e o exercício, como correr, pode fazer com que aconteça com mais rapidez e eficiência.

Quando se trata dos efeitos do exercício no sistema imunológico a longo prazo, há definitivamente uma vantagem em se exercitar regularmente. "O exercício e treinamento a longo prazo incentivam um ambiente saudável e anti-inflamatório [no corpo]", diz Turner.

Não há dúvida de que o sistema imunológico enfraquece com a idade, mas a corrida pode realmente desacelerar o processo de envelhecimento. Especificamente, parece fortalecer o sistema imunológico adaptativo (ou adquirido), diz Jouhourian.

O sistema imunológico adaptativo é aprendido ao longo do tempo, o que significa que cria antígenos para combater infecções específicas. Um estudo de 2018 publicado na Aging Cell descobriu que os ciclistas de 75 anos tinham menos imunossenescência (deterioração do sistema imunológico associada ao envelhecimento) do que pessoas de 55 anos que não se exercitaram. Além disso, os pesquisadores descobriram que os indivíduos mais velhos produziam o mesmo número de células T imunes (um tipo de glóbulo branco) que os de 20 anos de idade.

Isso significa, diz Turner, que os idosos ativos podem responder melhor às vacinas. Um artigo de 2014 publicado no Brain, Behavior and Immunity apoia esta ideia: treinos curtos e exercícios a longo prazo "aumentam significativamente a resposta imune à vacinação".

A corrida pode comprometer seu sistema imunológico?

O overtraining pode levar a uma série de problemas, incluindo lesões e exaustão. Mas se ele o torna mais suscetível à doença está em debate, e evidências recentes sugerem que não.

"Corrida moderada (menos de 60 minutos) demonstrou ser benéfica comparada a corrida extenuante a longo prazo", diz Jouhourian, que também é corredora.

Mas é importante como você se recupera, diz ela, ressaltando que o reabastecimento e o descanso adequado desempenham papéis importantes na prevenção de doenças e lesões.

"A nutrição é realmente importante. Seu sistema imunológico requer vitaminas e minerais para funcionar corretamente", diz Jouhourian.

E sim, acredita-se que os atletas de elite, que passam por treinamento intenso e competições por muito tempo, podem sofrer com o aumento das taxas de infecções respiratórias superiores (URIs), mas os especialistas também estão questionando esse pensamento.

"Ainda não temos 100% de certeza se você pode se exercitar demais. Não descartamos a possibilidade de que atletas de elite estejam em maior risco [de doenças], mas isso provavelmente não ocorre porque o sistema imunológico é deprimido", diz Turner.

Em um documento de debate, publicado no início deste ano na Exercise and Immunology Review, Turner e Campbell apontam que embora os atletas que participam de uma grande maratona, por exemplo, possam relatar níveis mais altos de sintomas de URI, esses casos geralmente não são confirmados com testes de laboratório.

As pessoas podem pensar que estão resfriadas, quando na verdade têm alergias ou outros problemas não-infecciosos que apresentam sintomas semelhantes, diz o especialista em doenças infecciosas Amesh Adalja, MD, pesquisador sênior da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

"O que está agora muito claro é que não é o exercício que deprime o sistema imunológico. São milhares de pessoas participando de uma maratona e inalando gotículas, tocando superfícies e não comendo ou não dormindo bem", diz Turner.

O principal fator de risco para adoecer é a exposição, diz Adaljda.

"Lembre-se de que um vírus precisa chegar a você de algum lugar. Qualquer tipo de interação social em que você está em contato com um vírus - viagem, outras pessoas, higiene inadequada durante uma corrida, como cuspir ou compartilhar garrafas de água - aumenta a probabilidade de você entrar em contato com ele", acrescenta Adaljda.
Traduzido do site RunnersWorld.com

Fonte: RunnersWorld.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

Leia mais sobre: sistema imunológico, overtraining

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