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Correndo com sobrepeso
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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022 - 18:24
fat runnerPor Amanda Brooks, para o site RunToThefinish.com.
Vamos abordar a primeira coisa que eu sei que vai atrair os trolls quando eu falo sobre excesso de peso.

Apesar de ter perdido 15 quilos, nunca estive nas categorias Athena ou Clydesdale, nem mesmo classificada como mais pesada. Então, que diabos estou fazendo escrevendo sobre este tópico?

1. Recebo perguntas de muitos novos corredores que se perguntam sobre isso. E eu espero que com mais de 16 anos de corrida, 11 anos pesquisando e 5 anos de coaching, eu tenha aprendido algumas coisas.

2. Eu faço perguntas! Recebo conselhos de outras pessoas que estiveram lá, mas podem não ter seu próprio blog para divulgar!

3. Meu primeiro parceiro de maratona era 30 centímetros mais alto e 100 quilos mais pesado que eu. Eu aprendi como era diferente para o corpo dele aguentar as pancadas e o que isso significava para o treinamento.

Ótimo! Com isso fora do caminho, espero que você possa realmente mergulhar nas informações e aproveitar ao máximo, porque o que eu sei absolutamente sobre corrida é que o tamanho não importa.

O tamanho não é o que faz de você um corredor.
O tamanho não é o que determina o quão rápido você pode ir.
Tamanho não é o que diz que você é saudável ou não.

Esse último é tão importante! O peso não é o padrão-ouro para determinar nossa saúde e por que você não poderia gostar de se exercitar se isso vai fazer você se sentir melhor, se mover melhor e ser mais saudável apesar da balança?

Correr é para todos os corpos

Você vê que quanto mais você corre, mais você percebe que esse esporte é para todos os corpos e caramba, isso é bom. Rotineiramente sou ultrapassada no dia da prova por pessoas 30 anos mais velhas, mulheres com carrinhos de corrida e, sim, pessoas que podem não ter o que a revista Runner's World apresenta na capa como o corpo de um corredor.

Mesmo assim, a razão pela qual corri minha primeira maratona foi Jake.

Jake me convenceu de que eu era a única pessoa louca o suficiente para treinar e correr 42 km com ele.

Ao longo de nosso treinamento, ele costumava comentar sobre como certas coisas pareciam diferentes devido ao seu tamanho, como a pressão adicional em suas articulações ou simplesmente a força necessária para mover mais massa corporal. Ao longo dos anos, aprendi muito com ele e muitos outros corredores e queria compartilhar essas dicas para quem precisar delas.

Dicas para corredores mais pesados

Decidi que não gosto do termo excesso de peso porque realmente não sei se é preciso em todos os casos. Eu também decidi que enquanto The Mirnavorator abraça a Fat Girl Running para criar uma tribo assassina, é uma palavra com a qual nem todo mundo fica bem... então vamos dizer pesado.

Então vou continuar dizendo, realmente não há nada aqui que não se aplique a todos os corredores sob o sol.

1. Você é como qualquer outro novo corredor

Basicamente, eu sinto que poderia simplesmente direcioná-lo para as minhas dicas de corrida para iniciantes e encerrar o dia, porque a verdade é que você tem os mesmos problemas que todo mundo tem!

Você precisa construir resistência um passo de cada vez.
Você precisa superar os bloqueios mentais como se houvesse o corpo "certo" de um corredor ou que as pessoas estivessem observando você. E, acredite, não estão.
Você vai sentir que não consegue respirar enquanto corre.

Mas eu sei que isso não é suficiente, então aqui estão algumas outras dicas, que acompanham o uso do programa Couch 2 5K.

2. Selecione superfícies mais macias

Qualquer pessoa que tenha problemas nas articulações se beneficia de correr para a brita ou a esteira. Ambas as superfícies fornecem mais elasticidade, o que não é tão difícil para o seu corpo.

Boom, como eu disse, dicas que realmente se aplicam a todos nós! Eu realmente alterno entre corrida na rua, trilhas e esteira porque isso fez meu joelho se sentir muito melhor e vai me manter correndo por anos.


Eu também poderia dizer aqui que você precisa comprar tênis que vão lhe dar suporte que e isso pode mudar à medida que seu corpo muda, sua passada muda ou o quanto você corre muda. Você quer garantir que a pressão nos joelhos não seja aumentada pelo pé "dobrando" para dentro, o que é super comum quando começamos e não temos força no quadril/glúteo.

3. Abrace a caminhada

Quase todo novo corredor acha que é um pecado andar e desiste de correr porque precisa andar. Caminhar é a melhor maneira de continuar desenvolvendo sua resistência para correr, não apenas nas pernas, mas também nos pulmões.

Quanto mais tempo em pé, mais você treina seu corpo para se acostumar a seguir em frente. É uma ótima maneira de aumentar a resistência e não se sobrecarregar. Adoro passear nos meus dias de recuperação porque me sinto um pouco menos preguiçosa, embora esteja realmente só passeando.

"Meu cronograma de treinamento consistia em uma corrida intervalada cerca de 3 a 4 vezes por semana. Nos dias em que não corria, comecei a me sentir culpada. Como se eu estivesse sendo preguiçosa ou perderia todo o progresso que fiz. Mas correr com excesso de peso prejudicou meu corpo.

Meu corpo precisava de uma pausa. Eu tive que aprender a sentir a diferença entre dor real e cansaço normal.

Se eu estivesse um pouco dolorida, forçar uma corrida geralmente ajudava a trabalhar meus músculos cansados. Eu tenho dores nas canelas muitas vezes nas primeiras semanas. Tanto que pensei em parar tudo ao mesmo tempo. Mas em vez de parar, eu caminhei. Se eu tivesse que repetir uma semana de treino porque não podia correr, eu fazia. Fiz questão de ouvir meu corpo e fazer as pausas de que precisava.
" Extraído de "A beleza e o supino".

4. Treino de força para suporte

Dê ao seu corpo algum suporte extra e você se tornará um corredor melhor no processo. Novamente, isso se aplica a todos os corredores, em todos os lugares... mas todos nós tendemos a ignorá-lo quando começamos, o que leva a maus resultados e retarda nosso progresso.

Se o seu objetivo for a perda de peso, o treinamento de força combinado com sua corrida vai mover o ponteiro 10 vezes mais rápido do que apenas a corrida sozinha. Na verdade, você estará mudando a forma do seu corpo construindo músculos e, claro, estará criando uma base estável que lhe permitirá correr mais longe e acelerar o ritmo.

5. Prepare-se

Oh, senhoras, eu não posso nem imaginar seu mundo de dois sutiãs esportivos, mas eu sei que você precisa ter as senhoras apoiadas. E eu definitivamente sei que o equipamento não é o que faz de você uma corredora, mas algumas das peças certas podem ajudar muito a tornar a corrida mais agradável!

Colocado tão bem por Alexis Pundis, "Fricção nas gordurinhas e pés doloridos não precisam ser uma consequência de ser um corredor gordo. Quando eu comecei, corria no Havaí em shorts de algodão e camisetas folgadas. Eu não sabia, eu tinha acabado de presumir que o atrito e a fricção eram apenas uma parte natural de se tornar um corredor..."

1. Como mencionado acima, vá a uma loja de corrida e compre os tênis certos. Eles adoram ajudá-lo porque querem mais corredores neste mundo. Sem julgamentos.

2. Um sutiã esportivo com controle de movimento: Moving Comfort e Enell são dois dos melhores, pelo que me disseram!

3. Marcas de tamanhos inclusivos: Checkout Skirt Sports, Nike, Athleta, Lola Getts.

4. Meias de alta qualidade: confira este post inteiro sobre encontrá-las, valem cada centavo!

5. Body Glide: esfregue-o em todos os lugares para evitar assaduras causadas pelo atrito!

6. Equipamento de compressão: esta é uma recomendação de alguns corredores, porque simplesmente ajudou um pouco como o sutiã esportivo para manter as coisas sólidas e no lugar para uma corrida mais confortável!

6. Não existe corredor perfeito

É fácil para qualquer um ser intimidado por começar algo novo. Nós tendemos a olhar para aqueles que estão fazendo isso há algum tempo como nossos objetivos, quando na realidade eles também tiveram que começar de algum lugar.

Decida o que você realmente quer da corrida. É se sentir mais saudável? É terminar uma prova?

Talvez seja perder peso, mas posso garantir que isso ficará para trás quando você começar a desfrutar da satisfação de se esforçar. "Um ano depois e estou na melhor forma da minha vida. A barriga ainda tem uns rolinhos, mas, mesmo assim eu sinto imparável" – Candice Huffine, modelo/corredora refletindo sobre algumas anotações pessoais de depois que ela começou a correr.

Acima de tudo, espero que este post tenha nos lembrado de que a beleza de correr é a variedade. Não precisamos ser magros com "barriga tanquinho" para curtir este esporte e o que nos torna um corredor é basicamente o mesmo, independentemente do tamanho da nossa camiseta.

Fonte: RunToTheFinish.com

Leia mais sobre: peso, compressão, caminhada, fricção

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