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Por que corredores mais magros são mais rápidos?



quinta-feira, 25 de abril de 2019 - 10:20
leaner runnerEste artigo é parte do peso de Corrida, comprovado programa de gerenciamento de peso de Matt Fitzgerald, projetado especificamente para atletas de resistência.

Gravidade

É o motivo mais óbvio. Todos sentimos o peso que vem com a fadiga durante a corrida ou em uma subida. Nadadores que precisam mover membros maiores também se cansam mais rapidamente.

Concorrência pelo oxigênio

Um dos fundamentos mais cruciais do desempenho de resistência é a capacidade de fornecer oxigênio aos músculos que trabalham num ritmo forte. À medida que os níveis de gordura corporal baixam, a capacidade aeróbica aumenta, porque o músculo tem menos competição do tecido adiposo por oxigênio e combustível.

Dissipação de calor

A principal função da gordura corporal, é claro, é o isolamento. A capacidade de um atleta de dissipar o calor é um importante fator de desempenho em todas as formas de corridas de longa distância. Embora essa capacidade seja parcialmente uma proporção entre a área de superfície e o volume corporais, essa proporção é menor em atletas maiores. Portanto, o excesso de gordura corporal impede a dissipação de calor. É mais fácil ficar refrescado em um longo passeio em um dia quente de verão se você for muito magro.

Queima de gordura vs. Queima de carboidrato

Lógico que atletas mais pesados têm mais massa para mover, mas a gordura corporal não é apenas um peso morto. A gordura é um órgão metabolicamente ativo que afeta o metabolismo do exercício de maneiras importantes e ainda não totalmente compreendidas. Uma coisa que sabemos é que atletas com maiores quantidades de gordura corporal queimam menos gordura e mais carboidratos em intensidades de exercício mais baixas. Uma vez que o corpo queima carboidratos durante as corridas, mas só pode armazenar pequenas quantidades de carboidratos, atletas menos magros queimarão suas valiosas reservas de carboidratos antes de atletas mais magros.

Inércia

Ciclistas mais leves podem acelerar de forma mais eficiente. Os bons ciclistas de competição são frequentemente pilotos menores que podem aumentar a intensidade na prova mais rapidamente do que outros.

Nadadores com membros mais pesados têm que usar mais energia para mover seus braços e pernas, enquanto

Entretanto, atletas pequenos geralmente estão em vantagem nos percursos planos. Por quê? Inércia e hidrodinâmica.

Hidrodinâmica

Na natação, os atletas mais rápidos tendem a ser altos e esguios em vez de largos. Seus corpos mais estreitos apresentam menor área frontal na água, tornando-os mais hidrodinâmicos.

Mas veja bem...

O excesso de gordura prejudica o desempenho, mas o excesso de músculos é, na verdade, ainda mais prejudicial porque é muito mais denso, e é por isso que é pouco provável que vejamos um vencedor do Tour de France musculoso ou obeso.

Mas o que constitui o excesso de músculo é muito diferente do que constitui o excesso de gordura corporal, já que o músculo é o motor do movimento, enquanto a gordura corporal não contribui para o desempenho da resistência além de fornecer energia para exercícios de baixa intensidade. Mesmo o corredor mais magro carrega gordura corporal suficiente para alimentar 24 horas de exercício contínuo.

Demasiada gordura é má para os atletas de muitas maneiras

Não só os atletas de nível superior são bastante magros, mas a composição corporal é um excelente preditor de desempenho em todos os níveis de esportistas de resistência.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

Leia mais sobre: peso, gordura, carboidrato

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