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Devemos copiar o treinamento de um elite? Como?
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segunda-feira, 9 de novembro de 2020 - 16:00
kenyan runnersEncontrar maneiras novas, criativas e, mais importante, eficazes de treinamento é um passatempo bem comum para a maioria dos corredores. Quer você tenha atingido um certo nível de desempenho e esteja procurando maneiras de ultrapassá-lo ou simplesmente procura novas maneiras de variar seu treinamento, pesquisar no Google "Programa de treinamento de Mo Farah" é algo que tenho quase certeza de que pelo menos metade das pessoas que estão lendo este artigo já fizeram em algum momento. E com certeza existem sites por aí que afirmam lançar luz sobre os programas e rotinas dos melhores corredores de resistência do mundo. Você pode até tropeçar em registros de treinamento completos e detalhados de medalhistas olímpicos, com seus tempos parciais para determinados treinos e o que comeram antes. Entretanto, além de nos fornecer uma profunda apreciação de quão duro os atletas no topo de seu esporte realmente treinam, podem os amadores aproveitar algo lendo os programas dos elites?

Para responder a essa pergunta, quero primeiro falar sobre o conceito de treinamento básico, mas talvez em um sentido um pouco mais abstrato do que você pode ter visto antes. A maioria dos corredores já ouviu falar do treinamento básico, ou "a fase básica" e, quer eles soubessem ou não que o estavam fazendo, provavelmente fizeram algum tipo de treinamento básico ao se preparar para uma grande prova.

Se você não tiver certeza de o que é o treinamento básico, você pode aprender mais sobre ele em um de nossos posts anteriores aqui.

Entretanto, para recapitular rapidamente, uma maneira fácil de visualizar o que é o treinamento básico é pensar em construir uma casa. Se você deseja construir uma casa forte e resistente, primeiro precisa de uma base sólida. Quanto mais forte e profunda for essa base, mais alta poderá ser sua casa. Afastando-se da engenharia estrutural e voltando à corrida, em que consiste essa base? Geralmente construímos nossa base na corrida de resistência, criando um sistema aeróbico muito forte. Isso significa, entre outras coisas, fazer muita quilometragem fácil, além de treinos no limiar de lactato e de resistência. Durante o treinamento de base, também queremos nos concentrar em tornar nossos corpos mais robustos e eficientes, que é onde o treinamento de força e, até certo ponto, o treinamento de velocidade entram em jogo. Treinamentos de circuitos, exercícios para o core, musculação, sprints em subidas e acelerações curtas após algumas de suas corridas, tudo ajuda a fortalecer seu corpo, permitindo que você aguente mais corrida sem se machucar. A alta quilometragem também contribui para isso. Correr abundantemente em um ritmo fácil fortalece as articulações, músculos e tendões, o que, mais uma vez, nos permite treinar mais e mais intensamente no final da temporada.

Ter uma base forte não apenas nos ajuda a evitar lesões quando vamos fazer os treinos pesados em ritmo de prova no final da temporada, mas também torna esses treinos mais eficazes. O treinamento básico adequado leva a adaptações benéficas em nível celular, incluindo maior densidade mitocondrial, aumento da capilarização, um músculo cardíaco mais forte e muito mais, tudo contribuindo para um sistema aeróbico melhor em geral. Isso significa que quando chegar a hora, podemos fazer treinos mais longos e mais difíceis em nosso ritmo de prova ou perto dele, que são mais desafiadores para nossa mente e corpo. Somos capazes de nos esforçar mais durante esses treinos, lidar melhor com eles e nos recuperar mais rapidamente.

Mas o treinamento básico não é algo que fazemos uma vez e estamos prontos para começar. É algo em que trabalhamos ao longo do tempo, ano após ano, e os efeitos são cumulativos. Quanto mais trabalhamos em nossa base, mais profunda, ampla e forte ela se torna, permitindo-nos, em última análise, realizar treinos mais difíceis e de qualidade superior.

Portanto, sabendo que criar uma base sólida é essencial para treinamento e provas de alta qualidade, deixe-me voltar à nossa analogia com a casa. A maioria dos corredores amadores, quer você corra casualmente com alguns amigos ou treine mais seriamente com um clube ou treinador, com o tempo, construiu uma base sólida o suficiente para construir uma casa. Talvez alguns corredores tenham subido para 65 a 80 km por semana por muitos anos, incluindo algumas sessões de resistência bastante difíceis. Sua base é forte o suficiente para construir um bloco de apartamentos. Mas vamos dar uma olhada nas elites, tendo também em mente que os programas que encontramos online são para corredores olímpicos de classe mundial. Esses caras estão construindo arranha-céus! No caso de Eliud Kipchoge, Seb Coe, Tirunesh Dibaba, por exemplo, estamos falando do Empire State Building, do Burj Khalifa e da Torre Eiffel, não uma casa ou um bloco de apartamentos. E se você quer construir um arranha-céu, então o que você precisa? Você adivinhou, você precisa de uma base muito forte, uma que seja muito mais ampla e profunda do que a de uma casa comum na rua.

Trazendo-nos de volta ao ponto deste artigo, então, copiar o treinamento de atletas de classe mundial é uma boa ideia? Bem, pergunte a si mesmo, o que acontece se você tentar construir um arranha-céu sob uma base fraca ou mesmo inexistente? Não sou especialista em estruturas, mas, inevitavelmente, você só chegará até certo ponto antes de o prédio desabar. Tenho certeza de que, a esta altura, não preciso fazer comparações entre um prédio em ruínas e um corredor lesionado ou em overtraining para você, vou deixar isso para sua imaginação.

Conclusão

Minha mensagem deste artigo não é "não olhe para os programas de treinamento de atletas de elite", mas sim "lembre-se de considerar a quantidade de trabalho que eles colocam antes de chegar a esse estágio". Portanto, obtenha ideias e inspiração de seus registros de treinamento e fragmentos de seus programas, mas copiá-los, em qualquer valência, provavelmente resultará em desastre.

Se você realmente deseja copiar o que os elites estão fazendo, não deve olhar para seu treinamento no auge de suas carreiras, mas sim o que eles fizeram nos anos/décadas anteriores. Na parte dois deste artigo, falarei sobre o que podemos aprender com os elites e as lições que podemos aprender ao examinar seus programas.

Obrigado pela leitura,

Callum
Traduzido do site TraininKenya.com

Fonte: TraininKenya.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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