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O que pensamos saber sobre a causa das lesões pode estar errado
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sexta-feira, 12 de novembro de 2021 - 11:30
injuried runneré bem sabido que corredores sofrem muitas lesões. Segundo muitos relatos, cerca de metade de todos os corredores ficará fora de combate em algum momento do ano. Menos conhecido é o que exatamente causa essa enorme taxa de vítimas em um esporte sem contato. Um novo estudo sugere que podemos até saber menos do que pensamos.

As respostas padrão apontam para fatores de risco básicos, como alto volume, alta intensidade ou corrida mais de cinco ou seis dias por semana. Mas essas são realmente as fontes de nossas aflições?

Para descobrir, uma equipe liderada por Jean-François Esculier, da The Running Clinic, sediada perto de Montreal, Canadá, e um professor de medicina da University of British Columbia, analisou mais de 36 estudos com um total de 23.000 corredores, em busca de tendências.

As descobertas, publicadas em 3 de setembro no Journal of Athletic Training, começaram confirmando que as taxas de lesões são realmente altas. Dos 23.000 corredores, 26% se lesionaram durante os programas de treinamento que geralmente eram muito mais curtos do que um ano, indicando que a taxa de lesões por ano está provavelmente perto dos 50% comumente citados. Eles também descobriram que corredores competitivos se machucam com mais frequência do que corredores novatos ou recreativos.

Depois disso, entretanto, faltou sabedoria convencional. Todos os fatores de risco padrão parecem estar muito simplificados. Em geral, diz Esculier, não é possível dizer que exceder um determinado nível de volume, frequência ou intensidade de treinamento aumenta o risco.

Nem as mudanças facilmente mensuráveis no treinamento, como aumentos rápidos de volume ou intensidade, parecem ser as culpadas.

"Isso me surpreendeu um pouco", diz Esculier, "porque, clinicamente, principalmente, quando me contam sobre a lesão, dizem que mudaram alguma coisa. Eu esperava encontrar algum tipo de link na literatura".

Especificando o estresse

Parte do que é necessário, ele pensa, é uma maneira mais sofisticada de medir os fatores de estresse que podem levar a lesões.

Por exemplo, diz ele, os estudos sobre a causa das lesões não medem a intensidade cumulativa ou mudanças dela. é possível que quilometragem, intensidade e descanso sejam de fato fatores de risco, mas é a combinação deles que importa, e as interconexões são muito complexas para que os protocolos de pesquisa padrão detectem.

Além disso, estresse é estresse, independentemente de sua origem. "Se você não considerar a recuperação, o sono, a nutrição e os ciclos hormonais, está perdendo o foco", diz ele.

Os níveis de estresse de outros aspectos da vida também podem desempenhar um papel. "Se você tem um novo amor, pode tolerar um aumento de 30% no volume sem problemas", diz ele. Mas mesmo um corte dramático na carga de treino pode não ser suficiente "se você estiver dormindo metade do que costumava dormir porque acabou de ter um bebê".

A regra frequentemente citada de que aumentar o volume semanal em não mais do que 10% da semana é seguro também é problemática. Para começar, diz Esculier, um aumento de 10% por semana para um iniciante que faz 16 km por semana é "uma coisa totalmente diferente" do que para alguém que faz 240 km por semana. Sem mencionar que o aumento de 10% por semana dobra sua quilometragem a cada 7 semanas. Faça isso por um ano, e o iniciante de 16 km por semana chega a 2.200 km por semana. A regra dos 10 por cento levanta a questão: por quanto tempo? E depois? Alguns atletas de elite relatam aumentar sua quilometragem básica padrão em 10% ao ano, não uma semana.

Lesão com qualquer outro nome

Outra questão é a definição de "lesão". A literatura científica não é tão consistente quanto a isso, mas a definição mais utilizada é aquela desenvolvida por Tiê Parma Yamato, da University of Sydney, Austrália. Em 2015, ela entrevistou 38 pesquisadores ao redor do mundo e chegou à seguinte definição: uma lesão ao correr é uma dor que causa uma "restrição" de treinamento por uma semana ou uma paralisação por três treinos consecutivos.

é uma definição que lança uma rede muito ampla, que envolve muitos corredores que estão muito bem, obrigado. Como treinador, por exemplo, ensino meus corredores o "cura-tudo de Rick Lovett para todas as queixas: três dias de folga". Não é exclusivo para mim, é um dos "segredos" seguidos por muitos dos grandes corredores de rua dos anos 70 e 80 e que ainda estão correndo, incluindo Bill Rodgers e Amby Burfoot.


Três dias não necessariamente curam você, mas é o primeiro passo para eliminar lesões iniciais pela raiz. Mas pela definição de Yamato, no momento em que as pessoas fazem isso, já são classificadas como lesionadas. Se todo corte de precaução no treinamento for considerado uma lesão, não é de se admirar que a literatura científica não consiga descobrir o que está acontecendo.

Sua quilometragem pode variar

Não que Esculier pense que as lesões não têm causas. Mas, em vez de procurar o tipo de regras gerais baseadas em números que os corredores costumam ouvir, diz ele, parece que "as recomendações provavelmente precisam ser individualizadas".

Esculier não foi o único surpreso com as descobertas.

"Achei que estaria bem definido", diz Bob Williams, técnico de longa data em Eugene, Oregon. "Algo como quilometragem, mudança de superfície, recuperação insuficiente, muito aumento na quilometragem".

Como Esculier, no entanto, ele concorda que as novas descobertas não provam que as lesões não tenham causas. Em vez disso, elas parecem mostrar que as variáveis que as produzem são muito complexas e específicas de cada corredor para serem captadas pelos estudos.

Minha própria experiência confirma isso. Tanto na minha corrida quanto na administração de treinamento, descobri que os principais culpados podem ser incrivelmente específicos do corredor, como uma mudança repentina para correr em superfícies inclinadas, correr muito em descidas, como aquela que me derrubou mais de uma vez, ou continuar forçando depois de perguntar a si mesmo ao final de um treino que não está indo bem: "quanto dano pode causar eu terminar este treino?" Se você já se perguntou isso, só há uma resposta: muito.

"é mais uma arte do que encontrar números perfeitos", diz Esculier.

Métricas não são mágicas

Então, o que realmente causa lesões?

Como o estudo de Esculier descobriu, a resposta não é tão simplista quanto pensávamos. Não existem números mágicos abaixo de cujos limites você estará consistentemente seguro e acima dos quais o risco de lesões aumenta.

Mas ainda é provável que a principal causa de lesão esteja mudando "algo". Ou, mais precisamente, alterando-se muito rapidamente.

O que significa que a resposta se resume à mais antiga de todas: ouça o seu corpo. Se você prestar atenção ao seu nível de estresse geral e fizer pequenas mudanças incrementais na taxa que seu corpo tolera, Esculier diz: "Acho que você vai se adaptar".

Na verdade, é um conceito extraordinariamente old-school.

Williams correu pela Universidade de Oregon na década de 1960, treinado pelo lendário Bill Bowerman. "Ele nunca enfatizava a quilometragem", diz Williams. "Ele enfatizava a recuperação real entre as sessões duras".

E quando algo dava errado, sua visão também era altamente individualizada. Esqueça todas as contagens semanais e outros números mágicos em seu registro de treinamento. "Vamos dar uma olhada no que você tem feito nos últimos dez dias", William's lembra que Bowerman diria. E isso revelaria inevitavelmente o que estava causando o problema.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com

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