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Estudo desaconselha banhos de gelo para recuperação
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segunda-feira, 16 de dezembro de 2019 - 08:53
ice bathHouve um tempo, não muito tempo atrás, em que banhos de gelo eram usados por corredores que levam a performance a sério. Corredores do colegial iam para banheiras de água gelada após cada treino, tentando evitar tremores, porque todo mundo sabia que mergulhar as pernas em água fria era a maneira mais rápida de se recuperar para o próximo treino.

Ao longo dos anos, os protocolos mudaram da indução de hipotermia para a água simplesmente fria, pois cientistas e treinadores perceberam que o uso de água muito fria é simplesmente um exercício de masoquismo.

Mas o banho de água fria continuava sendo a marca registrada do corredor que levava a performance a sério. Eu me lembro de mergulhar no Oceano Pacífico, enquanto as ondas batiam nas minhas pernas e cada fibra do meu ser queria fugir. Mas é claro que não fugia, porque a água fria após um treino difícil deveria ser boa para você.

Acontece que talvez não seja.

Uma perna gelada.

Em um artigo publicado em 1º de dezembro na edição online do The Journal of Physiology, uma equipe de pesquisadores holandeses testou banhos de água fria em uma dúzia de homens em idade universitária, submetidos a um programa curto de levantamento de peso (duas semanas).

Após cada treino, os sujeitos da pesquisa imergiram uma perna em água fria (7 graus) por vinte minutos. A outra perna não foi resfriada.

Após a primeira sessão, eles também receberam uma bebida de recuperação de proteínas e carboidratos, contendo aminoácidos marcados com carbono-13, um isótopo não radioativo de carbono que forneceu um rastreador de quão bem seus músculos absorveram os aminoácidos da bebida.

E ao longo do protocolo, os pesquisadores deram a seus pacientes doses diárias de "água pesada", uma forma de água contendo deutério - um isótopo raro, mas também não radioativo, de hidrogênio. Como a água (pesada ou não) é usada por nossos corpos para produzir aminoácidos, comparar a quantidade de água com deutério encontrada nas proteínas dos músculos das pernas tratadas com água fria com a quantidade nos músculos das pernas não tratadas foi uma forma de comparar a síntese proteica global em cada perna.

Os pesquisadores então fizeram biópsias dos músculos das pernas dos voluntários do estudo várias vezes, em vários estágios do experimento de duas semanas.

A primeira coisa que descobriram foi que 20 a 25% a menos dos aminoácidos marcados com carbono 13 foram absorvidos pelos músculos das pernas imersas no banho de água fria do que pelas não-refrigeradas.

Isso é significativo porque os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, necessárias para o fortalecimento e reparo muscular.

Menos capaz de síntese proteica.

"Queríamos ver se o processo é afetado pela imersão em água fria. Descobrimos que a perna resfriada era menos capaz de síntese de proteínas musculares", diz Cas Fuchs, Ph.D. estudante da Universidade de Maastricht, Holanda, primeiro autor do estudo.

Sua equipe também descobriu que ao fim de duas semanas de treinamento, as pernas tratadas com frio haviam produzido 11% menos proteínas novas do que as não tratadas.

"Isso é importante", diz Jonathan Peake, cientista esportivo da Universidade de Tecnologia de Queensland, Brisbane, que foi um dos revisores do estudo. Peake observa que os novos estudos foram adicionados a uma linha crescente de pesquisa sobre os efeitos negativos dos banhos de gelo.

Ganhos de força e resistência reduzidos.

Estudos anteriores mostraram que os banhos de gelo podem ter efeitos deletérios no ganho geral de força.

Já em 2005, uma equipe de pesquisadores japoneses liderados por Motoi Yamane, da Universidade de Chukyo, fez um estudo no qual uma dúzia de homens em idade universitária foi colocada em bicicleta ergométrica por quatro a seis semanas de treinamento, imergindo um membro, mas não o outro, em um banho de gelo (a temperaturas variando de 5 a 10 graus) após cada sessão.

No final do treinamento, a equipe de Yamane descobriu que os membros que não tomavam banho de gelo haviam ganhado mais força e resistência do que as pernas tratadas com água fria e que mesmo o VO 2 máximo das pernas não-resfriadas (medido em testes de membro único) melhoraram mais do que as pernas banhadas em gelo.

Estudos mais recentes, afirma Peake, incluindo alguns de seu próprio grupo de pesquisa, também indicaram que os banhos de água fria reduziram a atividade de células e proteínas que regulam o crescimento muscular após o exercício.

"Mas uma pergunta que permaneceu sem resposta foi se essas respostas se traduziam em mudanças na síntese de proteínas musculares", diz Peake. O novo estudo, diz ele, contribui para o caso contra os banhos de gelo, demonstrando "enfaticamente" que uma das maneiras pelas quais isso pode acontecer é, de fato, suprimir a taxa de síntese de proteínas musculares.

Lesão vs. recuperação.

Existem algumas ressalvas, no entanto.

Primeiro, isso não responde se os banhos de gelo são bons para lesões como tornozelos torcidos, onde reduzir o inchaço e a dor geralmente é um objetivo principal. "Lesões e recuperação de treinos são coisas muito diferentes", diz Fuchs.

Entusiastas de banho de água fria também podem discutir sobre os protocolos de estudo. É possível que a temperatura no estudo de Fuchs tenha sido muito fria ou o tempo de imersão muito longo. Sem mencionar que todos os sujeitos do estudo eram do sexo masculino, não permitindo saber se o corpo das mulheres poderia reagir de maneira diferente. O estudo também não foi especificamente focado na corrida.

Resumo: Banhos de gelo reduzem a recuperação.

Mas Fuchs acha que a explicação mais provável para suas descobertas é aquela que provavelmente se aplica a um amplo espectro de condições. Provavelmente, ele diz, a síntese proteica é impedida pelo duplo golpe de resfriamento das células musculares e redução do fluxo sanguíneo para elas, algo que deve ser relevante para qualquer esporte, tanto para homens quanto para mulheres.

"Com a redução da temperatura muscular, você diminui os processos dentro do músculo necessários para gerar novas proteínas. Ao reduzir o fluxo sanguíneo, você reduz a quantidade de blocos de construção (aminoácidos) que podem ser transportados para o músculo... Todo mundo quer tirar o máximo proveito de seus exercícios, [mas] nossa pesquisa sugere que, se o objetivo principal é reparar e / ou construir músculos, os atletas não devem tomar banho de gelo", diz Fuchs.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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