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A auto-fala melhora sua performance na corrida?



segunda-feira, 29 de julho de 2019 - 10:05
self talk runnerComo sou naturalmente cético, a alegação generalizada de psicólogos esportivos de que o balbucio semi-aleatório de palavras brotando na minha cabeça pode influenciar o meu tempo nos 10 km sempre me pareceu improvável, para colocar as coisas de forma educada. Mas uma série de estudos mudou meu pensamento e ao longo dos últimos anos escrevi e falei sobre conversas pessoais com frequência, o que provocou uma pergunta comum que eu tenho estado totalmente despreparado para responder: uma vez que você acredita, como você realmente faz isso?

Felizmente, essa é a questão que um estudo recente do Journal of Sports Sciences começa a discutir. É claro que há muita sabedoria popular sobre como usar a auto fala, e algumas delas são, sem dúvida, boas. Mas o cético em mim ainda quer evidências para respaldar qualquer conselho que eu ofereça, e não tem havido muito teste sistemático de diferentes abordagens de auto fala para a resistência. Portanto, é bom ver esse experimento, de uma equipe de pesquisa liderada por James Hardy, do Instituto para a Psicologia da Performance de Elite da Universidade Bangor, sobre o papel crítico de algo que eu nunca teria considerado: a gramática.

Hardy e seus colegas decidiram comparar a eficácia da auto fala usando pronomes em primeira pessoa ou segunda pessoa, isto é, a diferença entre dizer a si mesmo "eu posso fazer isso!" e "você pode fazer isso!". Eles não tiraram essa ideia do nada. Pesquisas anteriores, por exemplo, sugeriram que a conversa pessoal na segunda pessoa melhora o desempenho da fala em público e reduz o estresse associado, possivelmente porque aumenta o "auto distanciamento". Afastar-se de suas experiências e emoções imediatas e vê-las da perspectiva de um observador solidário permite que você leve o medo da falha de modo menos pessoal e tome melhores decisões. Excelente artigo de Scott Douglas sobre o novo estudo, para a Runner's World, aprofunda-se em algumas dessas ideias, mas gostaria de me concentrar aqui no lado prático de como implementar isso.

Primeiro, alguns detalhes básicos do experimento: para testar a ideia gramatical em um contexto de esportes de resistência, os pesquisadores pediram a 16 voluntários que fizessem uma série de testes de tempo de ciclismo de 10 km. O primeiro foi basicamente um teste prático, e após cada quilômetro os ciclistas foram solicitados a dizer em voz alta alguns dos pensamentos internos que tiveram durante aquele quilômetro. Isso deu a cada sujeito um conjunto básico de declarações de conversa pessoal que eram pessoais e relevantes para eles. Usando um manual, eles analisaram suas declarações e descobriram formas de torná-las mais positivas e funcionais, de "Aguente firme" até "Estou aguentando bem", por exemplo.

Depois, em dias separados, eles fizeram mais dois testes de tempo de 10 km, usando suas declarações automáticas em formato de primeira pessoa ou de segunda pessoa, em ordem aleatória. Os resultados foram significativamente mais rápidos na condição de segunda pessoa, com média de 17:25 em comparação com 17:48, uma diferença de 2,4% que foi estatisticamente significativa com uma margem de erro de 0,014. É importante notar que sem um grupo-controle (ou seja, manter o que você faz naturalmente), não sabemos se ambas as formas de conversa interna melhoraram o desempenho em diferentes graus, ou se um melhorou e o outro não teve efeito ou piorou.

De qualquer forma, o ponto principal é que manter a segunda pessoa parece ter ajudado. Hardy e seus colegas estão bastante reticentes sobre as implicações: "Estamos cautelosamente otimistas que [as descobertas] representam um ramo inexplorado da conversa interna digna de mais consideração por pesquisadores e profissionais.", eles escrevem. Essa é uma boa atitude para se ter. Este é, afinal, um pequeno estudo em um campo onde a replicação de resultados é notoriamente difícil. Ninguém deveria apostar sua carreira na importância dos pronomes ainda. Mas como um acréscimo à crescente pilha de pesquisas sobre auto fala para resistência, há alguns pontos que vale a pena investigar.

O primeiro é a variação individual. Neste estudo em particular, 13 dos 16 indivíduos se saíram melhor com pronomes de segunda pessoa e não de primeira pessoa. Essa é uma boa média. As três falhas são apenas uma chance aleatória (elas comeram um burrito ruim na noite anterior ao teste do pronome de segunda pessoa ou algo assim) ou existe alguma maneira de prever quem responderia ou não? De certa forma, dado o quão diferentes as pessoas são e quão nebulosas são as razões propostas para a vantagem dos pronomes na segunda pessoa, seria chocante se todos respondessem da mesma maneira. Os pesquisadores observam, por exemplo, que pessoas com tendências mais narcisistas usam pronomes em primeira pessoa com mais frequência, o que pode torná-las mais ou menos sensíveis ao efeito. Esse é um caminho óbvio para futuras pesquisas, e a lição geral provavelmente se aplica a praticamente todos os conselhos da conversa interior: o que funciona na média pode não funcionar para você.

E isso nos leva ao segundo ponto, que são os detalhes de como eles personalizaram a auto fala para cada atleta. Embora esse processo seja frequentemente descrito em termos gerais, a nova pesquisa inclui alguns exemplos específicos. Eles tomam as frases que os atletas relataram durante o teste, e então as ajustam ou substituem para que tenham cinco auto declarações pré-planejadas, uma para cada seção de dois quilômetros da corrida.

Aqui está um resumo de como isso foi para cada participante:

Distância: frase antiga -> nova frase
0 a 2 km: Eu posso fazer isso -> Eu (você) pode fazer isso
2 a 4 km: Estou determinado -> Estou (Você) determinado
4 a 6 km: Eu preciso continuar -> Eu (você) pode continuar
6 a 8 km: Sem dor, sem ganho -> Eu (Você) pode trabalhar com a dor
8 a 10 km: Eu fiz isso -> eu (você) terá sucesso

Em alguns casos (os dois primeiros), não há alteração alguma. Em outros casos, as mudanças são bem sutis: "Eu preciso continuar" torna-se o mais otimista "Eu posso continuar". A lista também foi reduzida para eliminar algumas das frases menos úteis que este voluntário relatou, como "Sentindo-se motivado". Mas, no geral, essa pessoa em particular já tinha um bom monólogo interno.

O outro exemplo do compêndio contém muito mais frases que acabam sendo tiradas, coisas como "continue forçando", "continue empurrando" e, talvez a pior de todas, "esqueça a dor", que, como Dostoievski sem dúvida teria apontado, é como tentar não pensar num urso polar. As substituições tendem a ser encorajadoras e acionáveis: "Eu (você) posso continuar".

Qual é a evidência real, revisada por pares, duplamente cega para substituir "eu preciso continuar" por "eu posso continuar"? Nenhuma, que eu saiba. Essa parte da fala interna, até onde posso dizer, ainda confia principalmente na experiência, na teoria e na intuição. Então, aproveite o que acha que vale a pena, como um exemplo do que os profissionais em campo estão fazendo atualmente. Se você quiser tentar uma conversa interior, experimente esta abordagem, anotando suas frases atuais e fazendo os ajustes adequados. E esperançosamente, ao longo do tempo, mais estudos como este testarão as várias maneiras de ajustar o diálogo interno, para que possamos nos concentrar nas abordagens mais eficazes.
Traduzido do site OutsideOnline.com

Fonte: OutSideOnLine.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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