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De quanto amortecimento seus tênis de corrida precisam?
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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 - 17:10
running shoesNão é nenhum segredo que existe uma variedade aparentemente infinita de tênis de corrida por aí. Quer se trate de calçados minimalistas, opções de competição com placas de carbono ou tênis maximalistas muito altos, a grande variedade pode tornar difícil decidir qual é o melhor para você.

Embora existam muitas opiniões sobre se os corredores devem optar por tênis mais minimalistas, que permitem uma pisada mais natural, ou aqueles com amortecimento máximo que protegem as articulações, poucos discordam de que a escolha é altamente individual e nenhum calçado é adequado para todos.

Para ajudar a resolver a loucura da tecnologia de tênis de corrida, recentemente nos reunimos com Douglas Smiley, gerente sênior da linha de produtos de calçados de corrida da Under Armour, e pedimos seu conselho sobre como escolher a quantidade perfeita de amortecimento em seus calçados de corrida.

O debate do mínimo versus o máximo

Por alguma razão, existe um limite quando se trata de tênis de corrida mínimo versus maximalista. Se você está do lado dos minimalistas, provavelmente acredita que menos calçado significa passadas mais curtas, uma passada mais leve de ante pé e mais natural. Se, por outro lado, você adora tênis com muito amortecimento, verá que vale a pena cuidar de seus tornozelos e joelhos um pouco mais em longos quilômetros semanais. Entretanto, a verdade é que, como qualquer outra coisa, cada um tem vantagens e desvantagens.

"Os tênis minimalistas são leves e podem oferecer uma sensação mais proprioceptiva que pode fortalecer os músculos dos pés", diz Smiley. "Entretanto, se você estiver indo rápido demais, podem ocorrer lesões. O corpo reage de maneira muito diferente com 25 mm de amortecimento sob os pés em comparação com 16 km de corrida descalça. Isso requer um período de adaptação muito lento se você quiser começar a correr com calçados minimalistas".

Quanto aos tênis maximalistas, os detratores apontaram para novos estudos que mostram que há forças de impacto mais altas ao correr com calçados mais acolchoados e mais altos. Embora esta pesquisa não seja conclusiva, as vantagens que podem ser obtidas com este tipo de calçado são dignas de experimentação individual para ver onde estão as suas preferências.

"Os calçados maximalistas proporcionam um passeio muito macio e luxuoso sob os pés e, para alguns, isso pode ajudar a absorver as forças de impacto", afirma Smiley. "Pelo lado negativo, alguns corredores podem gostar de uma sensação mais responsiva, onde estão em contato mais próximo com o solo para uma rotação mais rápida no ciclo de marcha. Normalmente, mais espuma também significa mais peso, mas os avanços da inovação estão produzindo espumas acolchoadas que são muito leves".

Por que você precisa de mais de um par de tênis

Quando se trata de qual tênis de corrida ou a quantidade de amortecimento certa para você, a resposta mais provável é que nenhum calçado será capaz de fazer tudo. É por isso que ter uma variedade de modelos com diferentes quantidades de amortecimento e pesos é geralmente a melhor opção. Isso permite que você combine sua escolha de tênis para se adequar ao seu treino, ao mesmo tempo que evita que seu corpo se adapte a quaisquer hábitos ruins que possam causar lesões.

Embora Smiley recomende ter uma variedade de tênis de corrida em seu armário por esse motivo, ele também acredita que basear a quantidade de amortecimento de sua preferência no seu estilo de corrida pode ser útil.

"O tipo de calçado que você escolhe deve depender do tipo de experiência de corrida que você busca e da eficiência com que seu corpo pode lidar com as forças de carga e impacto presentes ao longo do ciclo de marcha".

Isso normalmente significa que corredores mais experientes que têm uma passada mais eficiente e correm em velocidades mais rápidas podem ser capazes de se virar bem com menos amortecimento e tênis mais leves, enquanto para os corredores iniciantes pode ser mais adequado um modelo com mais amortecimento ao correr em velocidades mais lentas. No entanto, a opção escolhida deve ser baseada na sua saúde e prazer.

"Em termos de corredor, todos temos atributos únicos", afirma Smiley. "Cada corredor precisa de soluções de calçados que os mantenham saudáveis, criem uma experiência de corrida agradável e forneçam a eles meios para atingir seus objetivos".

Como escolher a melhor opção

Para você encontrar um tênis com o qual fique satisfeito, que se ajuste bem e que seja confortável para correr, Smiley dá duas recomendações ao decidir o nível de acolchoamento que pode funcionar para você.

"Comece com uma auto avaliação. Isso inclui seu histórico de corrida, o que funcionou para você no passado, lesões que você teve e qualquer um de seus objetivos futuros. Depois de responder a essas perguntas, recomendo entrar em contato com um especialista. As lojas especializadas em corrida podem fornecer uma riqueza de experiência, conhecimento e aconselhamento que podem ajudá-lo a restringir suas opções sem nenhum custo adicional".

Lembre-se, no entanto, que mesmo que você tenha encontrado um tênis que parece bom o suficiente, comprar vários calçados de corrida para revezar durante o treinamento pode ajudar a prevenir lesões e, com o tempo, essa experimentação pode ajudá-lo a encontrar outras opções adequadas para incluir em seu rodízio semanal.

"Não tenha medo de avaliar novas opções", diz Smiley. "Todas as inovações e avanços recentes resultaram em mais opções do que nunca para os corredores. Você pode estar satisfeito com seu tênis de corrida atual, mas pode haver uma solução ainda melhor que você ainda não descobriu".
Traduzido do site MapMyRun.com

Fonte: MapMyRun.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

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