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A importância das subidas: Lições do Kenya - parte 1
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segunda-feira, 25 de outubro de 2021 - 08:59
kenyan hillsNesta série, Gavin relembra as lições que aprendeu com suas várias experiências na corrida e na vida queniana. A experiência de Gavin nessa área é ampla e variada, ele treinou alguns dos atletas mais premiados do Quênia ao lado do treinador Renato Canova, viveu e treinou em Iten por 3 anos contínuos, de 2011 a 2014, e dirigiu os campos de treinamento do Kenya Experience na última década. Ao longo dessa trajetória, ele aprendeu com uma miríade de outras pessoas e observou com olhos atentos as práticas e métodos dos grandes corredores quenianos.

Nesta série, ele reúne o que aprendeu para compartilhar os pontos-chave que ele acredita que podem ajudar você a se tornar um corredor mais rápido. Ele também pede a alguns de seus colegas e amigos do Kenya Experience que compartilhem suas principais lições.

A lição de hoje é sobre subidas! Verifique todas as semanas para ver as aulas subsequentes.

Lição 1: Incorpore subidas para uma corrida mais rápida.

Vamos começar nossas lições da série Quênia com a importância das colinas e como elas podem ser usadas para ajudá-lo a correr mais rápido.

As terras altas do Quênia e especialmente Iten são lugares bonitos e inspiradores para se correr. Mas também são difíceis, e uma das razões disso são as colinas.

Iten fica no topo de um planalto do Grande Vale do Rift, mas ainda é uma área muito acidentada e cada corrida, não importa a direção em que você vá, incluirá uma seleção de colinas longas e curtas.

O único lugar para evitar colinas em Iten é a trilha, e mesmo isso envolverá uma corrida montanhosa de ida e volta. Mas, em vez de tentar evitar as colinas, os corredores quenianos as abraçam.

Usados corretamente, os montes podem ser seus melhores amigos como corredor. Você não precisa ir tão longe a ponto de imaginar que está em Iten e correr em subidas diariamente, mas seria aconselhável inclui-las com frequência ao longo de seu programa.

Isso não significa necessariamente treinos específicos em colinas e, na verdade, elas não estão frequentemente incluídas nas programações da maioria dos corredores quenianos. Incluir ladeiras em suas corridas fáceis e longas ou até mesmo correr algumas de suas sessões de ritmo e fartlek em terrenos acidentados ajudará você a obter os benefícios com adaptações mínimas no seu programa atual.


Em vez de treinos específicos em dias difíceis, esta é a abordagem típica do Quênia para as colinas: simplesmente faça-as à medida que aparecerem durante as corridas fáceis, longões e outras sessões baseadas em resistência, como fartleks.

é importante notar que se você estiver subindo ladeiras, seu ritmo inevitavelmente diminuirá em comparação com um curso plano, a menos que seu esforço aumente muito, o que não é o ponto. Aceitar isso também faz parte da lição aqui. Alguns corredores começam a incorporar subidas, mas não aceitam o ritmo médio mais lento que o GPS mostra no final da corrida. Eles então abandonam as colinas completamente, ou forçam mais para manter o ritmo igual ao de suas corridas no plano. Não faça isso. Parte da lição geral das colinas também é começar a utilizar a abordagem queniana de corrida sem ritmo.

Enquanto muitos corredores tentam encontrar o percurso perfeito para cada tempo-run ou fartlek, querendo acertar parciais perfeitas, os grandes corredores do Quênia não se preocupam realmente com o ritmo e apenas correm para sentir que estão ajustando o ritmo de acordo. Se você estiver excessivamente preocupado com os ritmos do treinamento, provavelmente perderá os benefícios de realizar essas sessões em percursos acidentados, pois sempre selecionará um percurso plano.

Mas por que correr colinas se você diz que vou correr mais devagar?

As colinas tornam você forte e os corredores fortes são mais rápidos. Essa é a resposta curta e bastante direta. Sim, você correrá mais devagar naquele momento específico, mas está ganhando força, o que o tornará mais rápido a longo prazo.

Informações sobre corrida na subida:

Para obter informações mais detalhadas sobre os comos e os porquês da corrida em subida, verifique alguns de nossos posts anteriores sobre o assunto:

1) Post detalhado do treinador Hugo sobre treinamento em subida para corredores de longa distância aqui.

2) Meu post sobre 'Hill Sprints' aqui.

3) E meu post sobre a sessão tão erroneamente chamada de 'Kenyan Hills' aqui

Obrigado pela leitura e estarei de volta com minha segunda lição do Quênia na próxima semana.

Gavin
Traduzido do site TraininKenya.com

Fonte: TraininKenya.com

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Copyright - Marcelo Coelho